NOTÍCIAS

FLISOL 2019

 

O NCE sediou em 27 de abril o Fórum de Instalação de Software Livre – FLISOL 2019. O evento promove o uso de Software Livre, mostrando ao público em geral sua filosofia, abrangência, avanços e desenvolvimento.

 

Esta edição carioca homenageou a comunidade feminina convidando palestrantes mulheres e LBGT'S+ no intuito de mostrar a força feminina, sempre muito bem representada no cenário do Software Livre. Como em 2018, o coordenador do FLISOL foi o docente do NCE, Claudio Miceli de Farias.

 

 

 

ENCONTROS TÉCNICOS NCE

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E APLICAÇÕES EM PROJETOS DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS


17 de abril, das 14:30 às 16:30h, no Espaço Flex

 

Os participantes são recebidos para um café, em um espaço menos formal, para que se sintam à vontade de chegar e participar. Os encontros acontecem sempre nas terceiras quartas-feiras de cada mês.

 

Programação:

 

Principais conceitos de Tecnologias Assistivas aplicadas a sistemas computacionais - Antonio Borges

 

IoT no Apoio a Tecnologias Assistivas: resultados de pesquisa e protótipos desenvolvidos no Labnet-NCE - Claudio Miceli

 

Novo Sistema de Controle de Acesso ao NCE: desafios para acessibilidade - Carlos Mendes & equipe

 

Activ-UFRJ: principais funcionalidades e desafios para acessibilidade - Maurício Bonfim

 

Plataforma PACITTI de integração entre alunos, professores e pesquisadores da UFRJ com a MJV e outras empresas - MJV

 

Discussão sobre alternativas de acessibilidade para os projetos apresentados

 

 
PROJETO EM DESTAQUE

MEMÓRIA NCE: RESGATE DA MEMÓRIA INSTITUCIONAL


Ao completar 50 anos de existência, o NCE através de diversas ações, vem buscando preservar sua memória institucional. Uma dessas ações é a criação do site MEMÓRIA NCE, que está sendo construído para resgatar a memória institucional do Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ, atual Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais.


Este trabalho começou com uma grande pesquisa em relatórios e publicações institucionais, além de livros que abordavam o NCE e seus desenvolvimentos. Houve também pesquisa, organização e digitalização do acervo fotográfico antigo.  O site foi concebido para contar a história da instituição desde sua criação até o início dos anos 2000 e é dividido em décadas que apresentam textos em ordem cronológica, com informações sobre projetos de pesquisas, equipes, sistemas desenvolvidos, informatização da UFRJ, parque computacional, registro da produção científica, fotos, cursos e disciplinas oferecidas, dentre outras informações.


Também estarão disponíveis informações sobre eventos realizados, antigos coordenadores, biografias de personagens que foram ícones da computação no Brasil, e as publicações editadas pela instituição, que serão digitalizadas. Outro destaque do site são os depoimentos gravados em vídeo. Neles, os pesquisadores contam suas trajetórias e relembram momentos e fatos, constituindo assim importantes relatos de memória oral. Todos juntos, esses depoimentos tecem uma retrospectiva da história do NCE e do papel por ele representado na história da Computação na UFRJ e no Brasil.


A ideia é que este site seja aberto à colaboração de todos que tenham material histórico de interesse institucional (documentos, fotos, publicações, equipamentos, etc) e vá crescendo de forma incremental. Hoje, além da Assessoria de Comunicação Social do NCE, responsável pelo conteúdo inicial do site Memória NCE, a equipe NCEWeb vem participando ativamente da sua construção. A ideia é que no futuro próximo o Memória NCE se integre ao projeto do Museu da Computação da UFRJ, sendo ambos instrumentos de preservação e disseminação de parte da história da Computação na UFRJ, no Rio de Janeiro e no Brasil.


 


 

VIDEO NCE

 

Outros vídeos

Fique por dentro
DEEP WEB

Claudio Miceli, docente do NCE fala sobre Deep Web no programa Balanço Geral, da TV Record.


 
ENCONTROS TÉCNICOS NCE

O NCE lançou dia 20/3 o primeiro de uma série de encontros técnicos, que acontecerão nas terceiras quartas-feiras de cada mês, com direito a café, biscoitos e troca de experiências entre especialistas, técnicos e alunos.

 

Aplicação Prática de IoT: sistema de acesso ao NCE e de controle de ar refrigerado da Sala de Sistemas foi o primeiro tema discutido.

 

 

 
TECH TALK MICROSOFT NO NCE

Microsoft College Recruiting in Brazil

Debugando o debugger

Como debuggers realmente funcionam? Escolha sua linguagem e sistema operacional favoritos e venha desvendar o que ocorre por trás da magia dos breakpoints! Esqueça o printf() – você também aprenderá diversas ferramentas avançadas dos debuggers, como voltar no tempo, mudar o fluxo de execução do código ou até mesmo estender o debugger com novas funcionalidades.

18 de março de 2019

10:00 – 12:00 h

Local: Anfiteatro Maria Irene Melo - NCE

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Av. Athos da Silveira Ramos 274, Prédio do CCMN, Bloco C

 

TRAGA SEU CURRÍCULO EM INGLÊS

Para saber mais sobre ofertas de emprego, visite: microsoft.com/university

Facebook: Friends of Microsoft College Recruiting in Brazil

Inscreva-se para participar: aka.ms/TT_UFRJ

 

Busca
Interatividade

Parcerias
Banner
Galeria de Fotos

 

O Microsoft DreamSpark (antigo MSDNAA) é um programa da Microsoft que permite a utilização educacional e acadêmica de sua plataforma de software, servidores e ferramentas de desenvolvimento.


 

O Serviço DreamSpark (antigo MSDN AA) vinha sendo oferecido à comuinidade acadêmica pelo NCE há diversos anos. No entanto, recentemente a Microsoft modificou as clausulas contratuais do serviço DreamSpark Premium, e o serviço agora só pode ser utilizado por alunos, professores e técnicos de departamentos nas áreas de STEM (ciencia, tecnologia, engenharia e matemática).

 

Além disso, o serviço DreamSpark Premium não pode ser mais oferecido para toda a instituição academica. De agora em diante, cada departamento STEM deve ter um contrato separado com a Microsoft, para atender aos seus usuários específicos.

 

Portanto, lamentamos o inconveniente,mas as modificações contratuais colocadas recentemente pela Microsoft não permite mais que continuemos a oferecer o serviço DreamSpark da maneira como vinha ocorrendo há anos.

 

Atenciosamente

Agosto/2013

NCE / Instituto Tércio Pacitti

 

Palestra da Semana


 


Joomla extensions by Siteground Hosting