Eliana Prado Lopes Aude

Eliana Prado Lopes Aude formou-se em Engenharia Eletrônica pela UFRJ em 1976 e concluiu seu mestrado em Engenharia Elétrica também pela UFRJ em 1981. Fez doutorado em Electrical Engineering pela University of Manchester (1986). Pesquisadora atuante, Eliana continuou se aprimorando, tendo concluído em 2007 um pós-doc na Universidade de Harvard. Lecionou disciplinas na área de Robótica e Sistemas de Controle no Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e no Departamento de Engenharia Eletrônica da Escola Politécnica da UFRJ. Eliana também orientou dissertações de mestrado pelo PPGI e COPPE/UFRJ.

Em 1981, Eliana Aude foi convidada para iniciar no NCE a linha de pesquisa institucional na área de Automação e Robótica. Foi responsável pelo projeto Controlab, ambiente que integrava sistemas inteligentes em aplicações na área de Automação e Robótica.  Este projeto divulgou o nome do NCE pelo Brasil e por países como EUA, México e Japão, onde o braço mecânico ficou conhecido entre pesquisadores que admiravam a equipe, que, além de grande conhecimento técnico, usava a imaginação e muito boa vontade para vencer todos os obstáculos, conseguindo alcançar posição de vanguarda e destaque nessa área de pesquisa. Eliana e sua equipe sempre fizeram questão de destacar que o projeto Controlab pertencia ao NCE.

Em 1995, Eliana e sua equipe tiveram paper indicado como um dos três melhores trabalhos submetidos ao IEEE International Conference on Robotics and Automation, que aconteceu em Nagoya, Japão.

Quando se afastou para tratamento de saúde, Eliana e sua equipe trabalhavam no desenvolvimento de um carrinho que utilizava inteligência para tomada de decisão do melhor trajeto a seguir.  Esse projeto não foi finalizado, mas já funcionava e teve boa repercussão no meio acadêmico.

Eliana Aude trabalhou como analista de sistemas no NCE desde 1981 até seu falecimento em 2011. A pesquisadora era viúva do renomado pesquisador Julio Salek Aude.