Joomla Template by Joomlaplates.com

InstagramFacebookTwitterYoutubeWikipedia

Logomarca do NCE

Notícias

12 anos da criação do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais

O dia 11 de novembro de 2010 marcou a data de criação do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais, a partir da transformação do antigo Núcleo de Computação Eletrônica em instituto especializado da UFRJ.

Celebramos 12 anos da criação do Instituto, sem esquecer do papel pioneiro e inovador do NCE na área da Computação, ao longo de seus 55 anos de existência!

Roda de Conversa NCE com Marcos Borges

Na próxima quarta-feira, dia 9 de novembro, às 10:30h, o NCE recebe o professor e pesquisador Marcos Roberto da Silva Borges, para falar sobre "A Computação e a Multidisciplinaridade: desafios e oportunidades".

O encontro acontecerá no Anfiteatro Maria Irene Melo. Participem!

Adeus a Amauri Marques da Cunha.

É com imenso pesar que comunicamos o falecimento em 20 de setembro de 2022 do Professor Amauri Marques da Cunha, um dos pioneiros do Núcleo de Computação Eletrônica (atualmente Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Amauri fez sua graduação em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970) e o doutorado em Docteur Ingénieur en Systèmes Informatiques pela Université Pierre et Marie Curie (1985).

Foi Analista de Sistemas do NCE/UFRJ, ministrou disciplinas no curso de Informática da UFRJ e era um incansável incentivador de atividades que visavam o empreendedorismo e a inovação.

Completaria 75 anos (1947 - 2022) dia 2 de outubro, quando teria que se aposentar oficialmente da UFRJ, depois de 50 anos de dedicação a esta Instituição!

Trabalhou para SBC em diversas frentes, entre elas, participando de comissões organizadoras de eventos.

Em seu livro "Construindo o Futuro através da Educação - do Fortran à Internet", Tércio Pacitti cita explicitamente Amauri:

"De 69 a 74, a equipe do NCE tinha sido engrossada por muitos outros jovens que, salvo lapso de memória, agora recordo: José Fábio Marinho de Araújo, Newton Faller, Pedro Salenbauch, Amauri Marques da Cunha, Manuel Pedro Frota Moreira Filho, Miguel Jonathan, Milton Bezerra, Hélio Salles, Vera L. Costa (página 204)."

Na página 205, temos mais:

"Além disso, menciono a correção dos vestibulares unificados para toda a área do Grande Rio, organizado pela Cesgranrio. Na área de computação administrativa, trabalhavam, entre outros, Marcos Borges, Pedro Manoel da Silveira, Laerte G. da Silveira, Amauri Marques da Cunha, Jayme Luiz Szwarcfiter e Luiz Couceiro."

Grandes nomes da Sociedade Brasileira de Computação aparecem ao lado do nome de Amauri! Um time de excelência que ajudou a construir nossa Sociedade desde os seus primórdios.

"O HOMEM É ETERNO QUANDO SUA MEMÓRIA PERMANECE".