Joomla Template by Joomlaplates.com

InstagramFacebookTwitterYoutubeWikipedia

Logomarca do NCE

Destaques

UFRJ Virtual @NCE - Visão Computacional

Imagem indicando a live do dia 29 sobre visão computacional

Dia 29 de setembro, das 18:30h às 20h, acontecerá a segunda edição do evento UFRJVirtual @NCE. Desta vez o tema será Visão Computacional.

A live será transmitida pelo canal do YouTube do NCE. Segue o link direto: https://www.youtube.com/watch?v=sd54c1X7ETM

Conheça os especialistas que participarão deste evento:

  • João Paulo Navarro é Cientista da Computação graduado e mestre em Modelagem Computacional (UFJF). Tem experiência em pesquisa e desenvolvimento nas áreas de Machine Learning, Computação Visual, Simulação Física e Computação de Alto Desempenho. Atualmente é professor na pós-graduação em Inteligência Artificial com Deep Learning na Escola Politécnica da USP e Arquiteto de Soluções na NVIDIA, com foco no design de soluções de alto-desempenho voltadas para Machine Learning e Data Analytics.
  • Luiz Felipe Ribeiro é especialista e pesquisador em computação visual e simulações interativas em tempo real do NCE/UFRJ. Doutorando COPPE/UFRJ, atua ainda como pesquisador associado no laboratório LTDS - COPPE/UFRJ e colaborador externo no Observatório do Empreendedorismo Digital – PGE/UFF. Participante ativo do ecossistema de empreendedorismo de alto impacto, colaborou com startups no desenvolvimento de diversas soluções baseadas em computação visual, principalmente com foco em Indústria 4.0, tendo diversos cases premiados e selecionados para programas de prestígio internacional, como o NVIDIA Inception.

Debatedores:

  • Claudio Miceli de Farias, docente do NCE e da COPPE/UFRJ atuando nas áreas de Cidades Inteligentes, Internet das Coisas, Fusão de Dados e Segurança.
  • Henrique Serdeira, analista de sistemas, atual diretor do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE/UFRJ).

Moderador:

Amauri Marques da Cunha, analista de sistemas (NCE/UFRJ)

Quer conhecer mais sobre o Microsoft Teams e suas aplicações para o ensino remoto?

Não perca tempo! Entra no link e se inscreve porque as vagas são limitadas!

O treinamento no Microsoft Teams acontecerá dia 22 de setembro, às 15h. O instrutor será Júlio Tadeu da Silveira, do Laboratório Tecnoassist.

Link para inscrições:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSekpOv0xtXrkd3vrNUtYDnTTHVrFTL1x--KxqwVepgX-3MLaw/viewform

Ícones da Computação NCE

Comemorando os 100 anos da UFRJ, o NCE lança a série de postagens no Instagram e Facebook: Ícones da Computação NCE.

Conheça um pouco mais sobre os nossos homenageados.

 

JAYME SZWARCFITER

Com extensa trajetória no ensino e na pesquisa na UFRJ, o professor Jayme Szwarcfiter tem trabalhos importantes em conjunto com grandes cientistas da computação, como. Donald Knuth (Stanford University) e Christos Papadimitriou (UCLA/Berkeley) O professor Jayme é autor do livro Grafos e Algoritmos Computacionais, um clássico lançado em 1984, e coautor do livro Estruturas de Dados e seus Algoritmos, publicado em 1994, esse segundo livro sobre projeto de algoritmos eficientes.

Jayme Szwarcfiter participou ativamente da consolidação do sistema de pesquisa e pós-graduação do país, tendo sido membro do Comitê Assessor de Ciência da Computação do CNPq; do Comitê Assessor de Ciência da Computação da CAPES; do Comitê Assessor do PRONEX (Programa de Núcleos de Excelência), programa nacional que iniciou uma nova era de apoio a grupos de pesquisa no país, com consequente aumento da produção científica brasileira de forma notável; membro do Comitê Assessor do Programa Brasileiro-Argentino de Pesquisa e Estudos Avançados em Informática e do Conselho Técnico de Informática do Estado do Rio de Janeiro.

Saiba mais sobre a trajetória profissional de Jayme Szwarcfiter e de outros Ícones da Computação do NCE em www.memoria.nce.ufrj.br/icones-da-computacao/

Siga nossos perfis no Instagram e Facebook

 

Museu da Computação

O Museu da Computação da UFRJ resgata a memória institucional e apresenta artefatos tecnológicos construídos dentro dos laboratórios de pesquisa em um período em que o país, e, em especial a UFRJ, mostrou sua capacidade de desenvolvimento tecnológico e teve fundamental participação na nascente indústria nacional de Informática.

Mais do que apresentar peças, o Museu quer mostrar a história da construção de uma identidade nacional na área de Computação e expor os frutos do conhecimento que foi produzido na UFRJ. Os artefatos, oriundos das décadas de 1970, 1980 e 1990, compõem seu acervo.

O Museu funciona com agendamento. Para mais informações, entre em contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Conheça um pouco mais sobre a história do NCE e dos artefatos expostos em memória.nce.ufrj.br.