Joomla Template by Joomlaplates.com

InstagramFacebookTwitterYoutubeWikipedia

Logomarca do NCE

Destaques

Participação do NCE na Inovateca

A UFRJ inaugurou em 10 de novembro a Inovateca, um espaço localizado no Parque Tecnológico voltado para aulas, palestras, workshops, atendimentos, treinamentos, hackathons, dentre outras atividades voltadas para a inovação.

O prédio em formato de cubo multicolorido conta com auditório, arena multiuso, salas de reuniões e conexão wi-fi em todos os ambientes. Uma plataforma digital vai permitir que a programação do espaço físico possa também ser oferecida no plano virtual, uma tendência no mundo pós-pandemia.

O ambiente virtual da Inovateca foi desenvolvido por alunos do grupo UFRJ Analytica, sob orientação do professor Claudio Miceli, em parceria com Luiz Felipe Ribeiro, especialista em Computação Visual, ambos do NCE. Luiz Felipe e sua equipe ficaram responsáveis pela modelagem 3D da Realidade Aumentada e também por todo o projeto de audiovisual, desde as especificações até o processo de licitação para a compra e instalação dos equipamentos.

RETORNO GRADUAL ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS NO INSTITUTO TÉRCIO PACITTI DE APLICAÇÕES E PESQUISAS COMPUTACIONAIS

O Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais, seguindo regulamentação aprovada no Conselho Universitário (Consuni) em 28/10/2021, vem executando o retorno gradual ao trabalho presencial.

Segundo a Resolução nº 15/2021, que altera a Resolução nº 7/2020:

“Estão autorizados ao retorno presencial, a partir de 3/11, os servidores que estiverem efetivamente imunizados contra a covid-19 há pelo menos 15 dias após a segunda dose (ou única), sendo obrigatória a apresentação do esquema vacinal comprovado pelo certificado nacional de vacinação”.

No retorno às atividades presenciais, o NCE observa os protocolos sanitários estabelecidos no Guia de Biossegurança e os documentos de orientação e diretrizes produzidos pelos grupos de trabalho da UFRJ.

O servidor que apresentar sinais e sintomas de gripe (caso tenha testado positivo para covid-19) ou que for responsável por pessoa com suspeita ou confirmação de infecção por covid-19 deverá retornar ao trabalho remoto por 14 dias.

Aqueles que se enquadrarem em alguma das condições abaixo poderão solicitar a execução de suas atividades de forma remota:

ter sessenta anos ou mais;

ter imunodeficiência ou doença crônica ou grave, nos termos da legislação vigente;

ser pessoa com deficiência, caso não possa ser vacinado devido a alguma contraindicação;

ter limitação de acesso ao local de trabalho, em decorrência de barreiras sanitárias e decretos locais que restrinjam a circulação de meios de transportes;

ter filho(a) em idade escolar, cuja escola/creche não tenha retomado as atividades presenciais regulares ou haja suspensão de atividades presenciais do serviço de escola e/ou creche em razão da ocorrência de casos de infecção pelo Sars-CoV-2;

estar encarregado do cuidado de pessoa que necessite de atenção especial, mesmo que não esteja contaminada ou com suspeita de covid-19.

Os servidores que se enquadrem nas condições estabelecidas para continuar em trabalho remoto devem preencher a autodeclaração e encaminhá-la às suas respectivas Direções de Área.

Todos os ambientes laborais do NCE foram cadastrados no aplicativo Espaço Seguro, desenvolvido por um grupo de trabalho da UFRJ, e possuem etiqueta que informa a capacidade de pessoas simultaneamente no local e seu risco para covid-19.

É obrigatório o uso de máscara nas dependências do Instituto e o distanciamento de 1,5m entre servidores nas salas de trabalhos e ambientes internos.

Ressaltamos que as medidas de segurança estão em constante processo de avaliação e podem ser atualizadas a qualquer momento.

 

09/11/2021.

Conecta UFRJ

O Conecta UFRJ é uma plataforma digital que apresenta para a sociedade o trabalho de todos os pesquisadores da Universidade. Foi desenvolvida pelo LabNet/NCE/UFRJ, coordenado pelo professor Claudio Miceli de Farias, em parceria com o Parque Tecnológico da UFRJ e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

O sistema vai facilitar o mapeamento das competências da Universidade em áreas de pesquisa científica e tecnológica, identificando especialistas de diversas áreas de conhecimento que têm potencial de colaboração em parcerias com instituições públicas e privadas. O Conecta UFRJ fará a ponte entre o conhecimento produzido na Universidade e possíveis parceiros para projetos.

O Conecta UFRJ busca informações sobre as pesquisas e pesquisadores através de uma coleta de dados no sistema Lattes, do CNPq, atualizado pelos próprios pesquisadores. O sistema facilita também o gerenciamento da produção acadêmica dentro da universidade, permite acompanhar diariamente a produção dos colaboradores e até identificar se os recursos estão sendo distribuídos de maneira eficiente.

Acesse o Conecta UFRJ aqui

MUSEU DA COMPUTAÇÃO DA UFRJ DOAÇÃO DE OBJETOS PARA O ACERVO

O Museu da Computação da UFRJ foi criado em 2017 e seu acervo é composto por artefatos tecnológicos desenvolvidos e/ou utilizados no âmbito do ensino e da pesquisa na UFRJ.

Pensando em preservar a memória destes objetos, o Museu da Computação está lançando uma campanha de captação de computadores e seus periféricos desativados (não mais utilizados) que se encontrem guardados em salas, laboratórios ou depósitos da UFRJ.

Se você tem ou conhece alguém que tem equipamentos computacionais das décadas de 1970 a 2000 para doação ao Museu, entre em contato conosco pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. contando a história deste objeto. Assim, será possível identificarmos peças que tenham relevância para o acervo. Note-se que, além do objeto computacional, é importante registrarmos as informações técnicas e o contexto em que a máquina foi utilizada na UFRJ.

Agradecemos sua colaboração para enriquecer o acervo do Museu da Computação da UFRJ.