Joomla Template by Joomlaplates.com

InstagramFacebookTwitterYoutubeWikipedia

Logomarca do NCE

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA NOVO CURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA - EDIÇÃO 2021

O Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE/UFRJ) em parceria com o Ministério da Educação (MEC) oferecerá o curso de aperfeiçoamento “Tecnologia Assistiva para educandos com deficiência visual”, na modalidade a distância. O novo curso é destinado aos profissionais da área de Educação, em particular professores, gestores de tecnologia educacional e pessoal de apoio pedagógico e técnico, das três esferas (municipal, estadual e federal) em todo território nacional.

O curso visa ampliar as possibilidades dos professores ligados principalmente às atividades nas salas de recursos multifuncionais, dos gestores de educação especial e dos profissionais que realizam atividades que envolvem pessoas com deficiência visual, e tem início previsto para julho de 2021, com carga horária total de 180 horas, distribuídas ao longo de aproximadamente 5 meses.

Neste processo formativo, serão explorados os principais temas relacionados com os Conceitos e características da cegueira e baixa visão que impactam no uso da Tecnologia Assistiva; Braille e Sorobã em uma Perspectiva Tecnológica; Acesso à informação e comunicação para Deficientes Visuais através da Tecnologia Assistiva; Deficiência Visual, Tendências do Desenvolvimento Tecnológico, Inteligência Artificial e Ética. Como objetivo secundário, pretende-se gerar um conjunto de educadores aptos a atuar nesta área como multiplicadores, dando suporte a milhares de outros professores.

O curso utilizará o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, com atividades que envolvem leitura de texto, videoaulas, discussão em fóruns, realização de exercícios de autoavaliação e tarefas práticas que incluem a instalação, operação e utilização de programas e artefatos de Tecnologia Assistiva. Além disso, um Professor-Tutor auxiliará o participante durante todo o curso.

Os coordenadores do curso são os pesquisadores José Antônio dos Santos Borges (Coordenador do Laboratório de Tecnologia Assistiva e do Programa de Pós-graduação de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HCTE-UFRJ) e Angélica Fonseca da Silva Dias (Coordenadora Acadêmica do Lab. TecnoAssist e do Laboratório de Economia Circular Computacional/NCE/UFRJ). Desde 2013 os pesquisadores atuam na elaboração e aplicação do curso de Tecnologia Assistiva, que já está na sua 4ª Edição, bem como nas publicações científicas de artigos e livros.

O curso Tecnologia Assistiva para educandos com deficiência visual foi um dos 5 projetos nacionais avaliados e aprovados pelo MEC para o ano de 2021.

Clique aqui e inscreva-se.