Joomla Template by Joomlaplates.com

InstagramFacebookTwitterYoutubeWikipedia

Logomarca do NCE

Temas de Interesse e Pesquisa

 

Redes de Computação e Sistemas Distribuídos (LABNET)

Atua nas áreas de Ambientes Inteligentes, Segurança da Informação, Redes sem Fio, Redes de Sensores sem Fio e Internet das Coisas.

Tecnologia Assistiva (TECNOASSIST)

Desenvolve sistemas para suporte às necessidades de pessoas com diversos tipos de deficiência e treina- mentos a distância em grande escala sobre Tecnologia Assistiva, em especial para professores da Rede Pública de Ensino.

Laboratório de Automação de Sistemas Educacionais (LABASE)

O LABASE se dedica à pesquisa e criação de ferramentas computacionais para desenvolvimento de uma educação eficiente, eficaz, humanizada, adaptativa e

evolutiva. As suas principais linhas de atuação são as Metodologias Ágeis de Desenvolvimento, a Programação Orientada a Objetos, a Neuropedagogia Computacional e Games Inteligentes.

Informática Aplicada à Educação (GINAPE)

Projetos de pesquisa e de desenvolvimento na área de Informática na Educação, o que se reflete em inúmeras publicações em forma de teses, dissertações ou trabalhos de final de curso, artigos e produtos (software educacionais).

Promove e/ou colabora para a realização de cursos de curta ou longa duração, lato ou stricto sensu, voltados para a capacitação dos professores no uso de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) em sua prática pedagógica.

Laboratório de Pesquisa em Tecnologias Educacionais e Sociais (SOCIALEDULAB)

Procura levar as pesquisas de ponta da área de Informática e Educação para a Sociedade. As principais linhas de atuação são: Inteligência Coletiva, Sistemas de Recomendação, Combinação Social, Reputação, Aprendizagem de Máquina e Sistemas Baseados em Conhecimento. O ActivUFRJ - Ambiente Coletivo de Trabalho Integrado e Virtual da UFRJ é um dos projetos do grupo.

LabVad – Laboratório Virtual de Atividades Didática

Vinculado ao GINAPE – Grupo de Informática Aplicada à Educação, o LabVad propõe ações que contemplam as modalidades de pesquisa científica, pesquisa tecnológica e inovação pedagógica, elegendo como tema problematizador a Robótica Educacional.

Suas principais metas e ações envolvem:

Desenvolvimento de Hardware (PROTOLABVAD).

Desenvolvimento de Software (DUINOBLOCKS).

Formação e professores em RE (Modelo Hierárquico 3C).

Avaliação do impacto do uso da RE nas Escolas (Modelo ECO@E).

LIvRE - Laboratório de Inovação em Robótica Educacional

Foco em tecnologias e aplicações pedagógicas em Robótica Educacional, utilizando dispositivos de baixo-custo que permitem a interface homem-máquina.

Interfaces Cérebro Computador (LABBCI)

Pesquisa e inovação para a melhoria da qualidade de vida de portadores de deficiência através da utilização de Interfaces Cérebro-Computador.

Laboratórios de Métodos Avançados e Epistemologia (LAMAE)

Complexo de laboratórios representando um núcleo transdisciplinar de pesquisa científica e práticas criativas em arte, ciência e tecnologia que têm o interesse comum em investigar a possibilidade de que sistemas de regras semelhantes aproximem os campos de racionalização humana, unindo ciência, tecnologia (sobretudo as tecnologias digitais) e humanidades, e que seu conhecimento possa ajudar a compreender e controlar nossas capacidades criativas individuais e coletivas.

Computação e Finanças

Estuda a aplicação de técnicas computacionais para a gerência de ativos e a utilização de algoritmos para automatizar os processos de decisão e negociação de ativos (algo trading). Áreas como Machine Learning e Deep Learning estão entre as técnicas investigadas. Sem laboratório formalmente constituído, os contatos sobre a área de pesquisa devem ser direcionados aos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Laboratório CEDITEC (Centro de Direito e Tecnologia)

Grupo de pesquisa formado por professores e pesquisadores da Faculdade Nacional de Direito (FND), Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE), integrantes de outras unidades da UFRJ e pesquisadores externos. O grupo atua nas áreas de Direito Digital, Propriedade Intelectual e Direito do Entretenimento.

LabZero

Zero peso em redes neurais artificiais, Zero controle centralizado e Zero fronteiras entre paradigmas: Desenvolvimento de pesquisa pura e aplicada em Redes Neurais sem Peso, Algoritmos Distribuídos e Raciocínio Neuro-simbólico.

Trabalhos em andamento envolvem a adaptação do paradigma de redes neurais sem peso para modelagem de séries temporais (buscando contribuir para a modelagem epidemiológica da COVID-19), o estudo da melhoria da compreensão sobre inteligência artificial por parte do grande público e o estudo do uso da meditação para a melhoria do uso de interface cérebro-computador.

Espaço Alexandria

O Espaço Alexandria é uma iniciativa que tem o propósito de incentivar ações que conduzam a uma conquista ampliada do conhecimento científico, tecnológico, artístico e humanístico-cultural. É onde professores e alunos tornam-se criadores de inovação e avanço científico-cultural.


Na disciplina Mapas: Conhecendo o Cérebro e o Espaço, alunos desenvolvem projetos interdisciplinares com Inteligência Artificial e Neurociências aplicada à Educação e Tecnologias Sustentáveis.

 

Laboratório de Pesquisa Computacional em Economia Circular

O Laboratório tem como objetivo investigar estratégias para desenvolver soluções sustentáveis de forma que sejam apoiadas por conhecimentos multidisciplinares, novos modelos de negócios, criatividade e ferramentas computacionais. Além disso, o tema é de grande relevância para o ecossistema global através da relação com o impacto de iniciativas tecnológicas (TI verde) sobre o meio ambiente e a geração de trabalho dentro das organizações. As principais áreas de atuação do laboratório são: Sistemas Colaborativos, Gestão do Conhecimento, Suporte a Decisão, Social Computing, Sustentabilidade e Pensamento Computacional.

Laboratório Hipátia de História das Ciências, Inovações e Soluções

  • Ensino, Pesquisa e Extensão integrando três vertentes:
  • História Política da Ciência
  • Concepção e Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas
  • Humanidades aplicadas à Tecnologia e Inovação

O Laboratório atende principalmente os Cursos de Graduação em Exatas da UFRJ (como Graduandos das Engenharias e do Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra), o Programa de Pós-Graduação em História das Ciências, das Técnicas e da Epistemologia da UFRJ (Doutorado e Mestrado), e inovações tecnológicas para contínuo aprimoramento da missão do NCE junto ao alunado e sociedade.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.