e-IS Expert


Tópicos Ministrados

Linguagens de Programação Java

. Programação Orientação a Objetos em Java •. Tipos, Operadores, Condicionais e Controle de Execução • . Herança, Encapsulamento, Polimorfismo, Interfaces • . Overloading e Overwriting • . Garbage Collection • Java Collections Framework

. Java Generics • . Tratamento da Exceção • . Threads e Sistemas multitarefa • Java I/O • Java Database Connectivity

Modelagem Conceitual de Sistemas de Informação

Tipos de entidades e tipos de relacionamentos • Restrições de cardinalidade •  Fundamentos de OCL (Object Constraint Language) • Tipos relacionamentos genéricos e específicos •  Retificação •  Restrições de integridade •  Tipos derivados •  Taxonomias.

Engenharia de requisitos

Estudos de viabilidade de um projeto de um ponto de vista tecnológico e organizacional;. Técnicas para levantamento e identificação de requisitos; . Análise e negociação dos requisitos; . Especificação e documentação;. Técnicas de revisão e validação dos requisitos; . Gestão de requisitos;

Arquitetura e Projeto de Sistemas de Informação

. Processo de Desenvolvimento de Software •. Modelos de Ciclo de Vida •. Arquitetura de Software •. Visões Arquiteturais: Especificações e Técnicas •. Visão Geral da UML •. Modelagem Estrutural •. Modelagem Comportamental •. Projeto Guiado por Responsabilidade •. Técnicas para identificação e modelagem de classes •. Padrões GRASP •. Padrões de Projeto (GoF) •. Padrões JEE (Core JEE Patterns) •. Refatorações

Técnicas de Acesso a Bancos de Dados

Mapeamento Objeto Relacional (ORM). Introdução a Java Persistence API. Mapeamento das Classes de Negócio. Contexto de Persistência. Mapeamentos - Relações & Herança . Mapeamentos - Coleções. Persistência Transitiva. Java Persistence Query Language . Criteria API

Desenvolvimento de Aplicações Web

Visão geral da plataforma J2EE (Containers, Servidores, IDEs) •.. Ciclo de vida, Objetos de escopo, Manutenção de estado do cliente •. Arquitetura MVC: frameworks request-driven (Struts, Spring) •.. Arquitetura MVC: frameworks event-driven: JSF •.. Tag Libraries

. Enterprise Java Beans •.. Gerência de Transações •.. Segurança

Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis

Arquitetura de aplicativos Android •.. Paradigmas de desenvolvimento (html5+css3 X Nativo X Hibrido) •.. Ambiente de desenvolvimento •.. Interface gráfica com usuário •.. Acesso a serviços e recursos do dispositivo móvel •. Armazenamento de dados persistentes •.. Compartilhamento de dados entre aplicações •.. Localização e mapeamentos

Técnicas de verificação e validação de Software

Conceitos de Verificação e Validação de Software • Revisões de Software• Conceitos e Definições de Testes de Software • Técnicas de Teste de Software • Estratégias de Projeto, Execução e Controle dos Testes • Tópicos em Automação de Testes

Arquitetura Orientada a Serviços

Arquitetura Orientada a Serviços e Web Services •.. Principais características: provider, consumer & registry •.. Padrões, protocolos e especificações •.. Identificação e modelagem de serviços •.. Principais tecnologias de web services: XML, WSDL, SOAP e UDDI •.. Infraestrutura SOA (ESB, Registries and Repositories etc.) •.. Governança SOA e métricas de reuso

Análise de Big Data

Overview de Big Data • Ciclo de vida de projetos de Big Data •Explorando dados com R • Teoria e métodos de modelagem estatística com Big Data: clusterização, regras de associação, regressão linear e logística, classificadores, árvores de decisão e séries temporais • Tecnologias e ferramentas: uso do MapReduce/Hadoop,para analisar dados não estruturados • Operacionalização de um projeto Big Data, criação dos produtos finais e técnicas de visualização.

Arquitetura de Computação em Nuvens

Modelos de negócio em Nuvens • Data Center virtualizado: computação, armazenamento, redes • Data Center virtualizado: desktops e aplicações • Continuidade do negócio • Iinfraestrutura e Gerenciamento de Clouds• Aspectos de segurança•Migração para Cloud

Redes sociais na Arquitetura de SI

Aplicabilidade da Análise de Redes Sociais . Redes Complexas e Redes Sociais . Tipos de redes . Principais Métricas

Identificação de comunidades . Previsão de ligações . Relacionamentos polarizados (positivos e negativos)

Ferramentas e aplicativos . Big Social Data

Metodologia da Pesquisa

Referencial Teórico • A Leitura Crítica, o Fichamento e as referencias Bibliográficas • Execução do Projeto • A fase de coleta de dados, a análise dos resultados e a redação da monografia.

Gerencia de Desenvolvimento de Sistemas

Planejamento de projetos de SW • Análise de risco qualitativa e quantitativa de projetos de SW • Avaliação financeira do retorno de projetos de SW

 

Carga Horária

O curso e-IS EXPERT oferece, ao longo de 12 meses de atividades acadêmicas, 360 horas-aula divididas da seguinte forma:

  • 180 horas-aula ministradas no formato presencial, e
  • 180 horas-aula investidas em atividades realizadas a distância.

As aulas presenciais envolvem tanto sessões expositivas com os professores das disciplinas como atividades práticas em grupo executadas nos laboratórios do e-IS EXPERT. Para cada hora de aula presencial, o participante do e-IS EXPERT deve dispor de 2 (duas) horas extra-classe, que serão dedicadas à confecção de exercícios, estudo e reflexão dos temas abordados no programa.

 

Requisitos

  • Portador de diploma de graduação, possuir experiência de três anos na área de informática e ter bom conhecimento da língua inglesa.

 

 

Objetivos

  • Propiciar uma visão abrangente das principais ferramentas utilizadas no desenvolvimento de sistemas distribuídos para a Internet,
  • Capacitar os participantes a compreenderem os problemas envolvidos na construção de sistemas distribuídos, assim como os métodos e técnicas que levam a sua solução, e
  • Preparar profissionais para trabalhar como lideres e gerentes de projetos de sistemas de informação para a Internet.
 

Formato das Aulas

As aulas do e-IS EXPERT são ministradas no formato semipresencial. Nesta modalidade de ensino alunos e professores compartilham de forma mais intensa as responsabilidades pelo aprendizado, já que nem todas as aulas são presenciais.

Ao participar do e-IS EXPERT o aluno se compromete a comparecer ao local das aulas uma única manhã, por semana, para participar das aulas presenciais. Em adição, no seu próprio tempo, o aluno é solicitado a executar uma grande variedade de atividades de ensino de forma a complementar as aulas presenciais. Essas atividades remotas podem envolver a leitura e sumarização de textos, confecção de exercícios, preparação de apresentações e até mesmo realização de trabalhos em grupo, entre outras.

 


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O Microsoft DreamSpark (antigo MSDNAA) é um programa da Microsoft que permite a utilização educacional e acadêmica de sua plataforma de software, servidores e ferramentas de desenvolvimento.


 

O Serviço DreamSpark (antigo MSDN AA) vinha sendo oferecido à comuinidade acadêmica pelo NCE há diversos anos. No entanto, recentemente a Microsoft modificou as clausulas contratuais do serviço DreamSpark Premium, e o serviço agora só pode ser utilizado por alunos, professores e técnicos de departamentos nas áreas de STEM (ciencia, tecnologia, engenharia e matemática).

 

Além disso, o serviço DreamSpark Premium não pode ser mais oferecido para toda a instituição academica. De agora em diante, cada departamento STEM deve ter um contrato separado com a Microsoft, para atender aos seus usuários específicos.

 

Portanto, lamentamos o inconveniente,mas as modificações contratuais colocadas recentemente pela Microsoft não permite mais que continuemos a oferecer o serviço DreamSpark da maneira como vinha ocorrendo há anos.

 

Atenciosamente

Agosto/2013

NCE / Instituto Tércio Pacitti

 

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