Conheça o NCE

Atuando num modelo que combinou ensino, pesquisa e serviços, o NCE dedicou-se ao desenvolvimento da cultura computacional em várias frentes. No âmbito da UFRJ, destacam-se o ensino de graduação e pós-graduação, a pesquisa aplicada, o apoio à comunidade acadêmica e a intensa atividade de prestação de serviços. No âmbito externo, o NCE participou ativamente, nas décadas de 70, 80 e 90, do movimento que visava à criação das bases de um Brasil tecnologicamente independente, autônomo, e capaz de conceber e construir suas próprias soluções.

Sua influência fez-se sentir em órgãos como CNPq, CAPES, FINEP, FAPERJ, Sociedade Brasileira de Computação, Sociedade Brasileira de  Microeletrônica, Rede Nacional de Pesquisa, Comitê Gestor da Internet, SESU/MEC, Congresso Nacional, SBPC, entre outros, e na formulação da Política Nacional de Informática.

Paralelamente, o NCE foi um grande promotor de eventos, respondendo pela organização e realização de centenas de congressos, simpósios, seminários e pela edição de anais e revistas científicos.

Todas essas atividades têm sido realizadas por equipes de alto nível, formadas a partir de um extenso programa de capacitação de docentes e técnicos que tiveram acesso à pós-graduação no Brasil e no exterior. Inúmeros projetos de pesquisa e serviços foram mantidos numa contínua e progressiva filosofia de capacitação tecnológica. Muitos integrantes desses quadros foram alunos da UFRJ, estagiaram no NCE e hoje ocupam posições de destaque no cenário acadêmico.