ActivUFRJ

O Ambiente Colaborativo de Trabalho Integrado e Virtual da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ActivUFRJ) visa apoiar as atividades acadêmicas da UFRJ. O ambiente facilita a comunicação entre as pessoas com a apresentação de perfis e comunidades para a divulgação e compartilhamento de conteúdos produzidos no meio acadêmico.

O ActivUFRJ surgiu de um projeto final da graduação do curso de Ciência da Computação, do aluno Bruno Hildenbrand, orientado pela pesquisadora Claudia Motta, do iNCE. Em seguida, diversas dissertações de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Informática desenvolveram funcionalidades para a plataforma, incluindo mecanismos de combinação social, visando o encontro de pessoas com o mesmo interesse, recomendação de produções acadêmicas e mecanismos de reputação, qualificando as contribuições dos participantes de comunidades virtuais.

A atual versão do ambiente virtual foi desenvolvida em software livre (Python) pela equipe de analistas e programadores do iNCE.  Nele, alunos e professores podem se comunicar, distribuir e armazenar o conhecimento (trabalhos, textos, arquivos, links para sites, vídeos). Na plataforma ActivUFRJ, cada participante possui sua página e pode personalizá-la da maneira que desejar, adicionando amigos e fotos, de forma muito semelhante às redes sociais. As pessoas participam de comunidades, podem acessar a biblioteca e publicar materiais que produziram ou que foram encontrados e contribuir com informações para os futuros integrantes da plataforma.

A plataforma ActivUFRJ vinha sendo utilizada pelos alunos do Curso de Pós-Graduação em Informática e, através da parceria firmada entre o iNCE e a Faculdade de Medicina, foi disponibilizada para o Curso de Fonoaudiologia. Este ano a plataforma ActivUFRJ será usada, também, para apoiar a Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ. A ideia é que dentro de pouco tempo, a plataforma possa ser usada para apoiar equipes de projetos, disciplinas de graduação e pós-graduação, eventos, projetos interdisciplinares entre as diferentes Unidades, além é claro, das atividades sociais da Universidade.