PROGRAMA LIANE TTS É LANÇADO PELO SERPRO

Foi apresentado no dia 27 de setembro na sede do Serpro, em Brasília, o programa Liane TTS. A demonstração técnica do programa, desenvolvido pela equipe do professor Antonio Borges, foi exibida por videoconferência com transmissão para Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

A parceria entre o Serpro e o iNCE, obteve bons resultado e o programa Liane TTS, que usa software livre, teve grande repercussão por todo o Brasil. A imprensa destacou os benefícios do programa que pode ser usado não só por pessoas com alto grau de deficiência visual, mas também por pessoas com baixa visão, o que facilita na inclusão digital desses usuários. Destaca ainda a iniciativa do diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, de criar um software que transforma em áudio as informações da tela de um celular.

O Liane TTS funciona como um sintetizador de voz na língua portuguesa falada no Brasil e tende os sistemas operacionais Windows e Linux. O programa pode ser baixado gratuitamente no portal do Serpro.