JOGAR PARA CRESCER

"GAMES INTELIGENTES": EDUCAÇÃO METACOGNITIVA COMO NOVO PARADIGMA PARA A GERAÇÃO DE TRANSIÇÃO

 

O projeto do NCE - UFRJ, Games Inteligentes na Educação para a transição, está chegando ao auge no dia 13 de junho, na RIO +20. em conferências pela manhã e na oficina de trabalho digital, à tarde. Os Games são fruto dos  trabalhos de professores e alunos:em Educação Digital e tem o objetivo de melhorar a qualidade da educação e acelerar a cognição de crianças e adolescentes para o mundo de 2020.

 

Os professores Carlo Emmanoel T. de Oliveira e Carla Veronica M. Marques são os responsáveis pelo projeto multidisciplinar que conta principalmente com os alunos dos cursos de Fonoaudiologia, Design, Música e Engenharia. O projeto tem uma característica inédita: é internível, pois além de alunos de graduação, mestrado e doutorado reúne também alunos de ensino médio.

 

O  patrimônio deixado pelo professor emérito do Instituto de Psicologia da  UFRJ, Franco lo Presti Seminério (400 jogos cognitivos) e a ampla fundamentação teórica deixada por ele e por diversos autores e teóricos da Psicologia Cognitiva e da Neurociência foram os pilares para a construção de novos paradigmas da Educação.

 

Segundo a Profª.Carla Veronica, os jogos desenvolvidos com os alunos da UFRJ são artefatos educacionais cientificamente produzidos para a educação básica. Para a professora, a contribuição de Seminério é muito forte, tem vínculo com a  prática transformadora, o que fez com que os alunos em treinamento profissional, em apenas 2,5 meses de curso atingissem altos níveis de produção técnico-científica. Ao construírem os games, os alunos fizeram saltos cognitivos, sendo eles próprios os primeiros beneficiados dos efeitos da educação metacognitiva.

 

O resultado deste trabalho inovador será apresentado na Cúpula Mundial de Educação Metacognitiva: a REDISTRIBUIÇÃO DEMOCRÁTICA DA COGNIÇÃO que faz parte do evento Rio + 20 & Você, de 4 a 30 de junho.

 

ESTAÇÕES DO FUTURO: Computadores instalados no Planetário da Gávea expõe o OBSERVATÓRIO EXPERIMENTAL DE GAMES INTELIGENTES METACOGNITIVOS. A Prefeitura do Rio está enviando quatro ônibus por dia para transportar 2.400  crianças da rede de escolas municipais que vão participar do experimento e jogar para crescer...

 
Fique por dentro

Busca
Interatividade
Parcerias
Galeria de Fotos

 

O Microsoft DreamSpark (antigo MSDNAA) é um programa da Microsoft que permite a utilização educacional e acadêmica de sua plataforma de software, servidores e ferramentas de desenvolvimento.


 

O Serviço DreamSpark (antigo MSDN AA) vinha sendo oferecido à comuinidade acadêmica pelo NCE há diversos anos. No entanto, recentemente a Microsoft modificou as clausulas contratuais do serviço DreamSpark Premium, e o serviço agora só pode ser utilizado por alunos, professores e técnicos de departamentos nas áreas de STEM (ciencia, tecnologia, engenharia e matemática).

 

Além disso, o serviço DreamSpark Premium não pode ser mais oferecido para toda a instituição academica. De agora em diante, cada departamento STEM deve ter um contrato separado com a Microsoft, para atender aos seus usuários específicos.

 

Portanto, lamentamos o inconveniente,mas as modificações contratuais colocadas recentemente pela Microsoft não permite mais que continuemos a oferecer o serviço DreamSpark da maneira como vinha ocorrendo há anos.

 

Atenciosamente

Agosto/2013

NCE / Instituto Tércio Pacitti

 

Palestra da Semana