Encontro Nacional de Usuários Dosvox

 

O 15º Encontro Nacional de Usuários Dosvox aconteceu em 7 e 8 de setembro no Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, reunindo cerca de 300 participantes. Este é o mais importante evento relacionado a deficientes visuais no Brasil e traz palestras sobre evolução do sistema Dosvox (sistema operacional que permite que deficientes visuais utilizem o computador) e seu uso em situações pedagógicas, cotidianas, além de tratar do contexto político (inserção de deficientes visuais na sociedade).

 

Aproveitando o retorno do evento ao Rio de Janeiro após ter passado pelas cidades de João Pessoa (PB), Joinvile (SC), São Paulo (SP), Vitória (ES), Fortaleza (CE), Campo Grande (MS), Cascavel (PR) e Goiânia (GO), os organizadores prestaram homenagem a José Antonio Borges, idealizador e responsavél pelo sistema Dosvox e Marcelo Pimentel, o aluno que inspirou e participou da criação do sistema. A homenagem foi uma surpresa para o pesquisador: a primeira usuária do Dosvox, Beth Canejo; o ex-diretor do Instituto Bejamin Constant, Jonir Bechara Cerqueira; Luciana Novaes, aluna baleada na Universidade Estácio de Sá para quem o professor desenvolveu o sistema Microfênix; autoridades e familiares deixaram depoimentos emocionados sobre Antonio Borges, reconhecido por sua  importância técnica, mas principalmente pelo caráter humano de seu trabalho.

 

O Encontro de Usuários Dosvox é um evento grandioso, realizado anualmente por um grupo coordenado por Ethel Rosenfeld, que se preocupa em dar um contexto bastante humanizado ao encontro, abrindo espaço para que os deficientes visuais apresentem suas experiências e possam dar seus depoimentos. Este ano, além da homenagem a Antonio Borges, o Encontro Dosvox teve outra novidade: a áudio descrição, que narrou em tempo real os principais momentos do evento.

 

 

 

 
Fique por dentro

Busca
Interatividade
Parcerias
Galeria de Fotos

 

O Microsoft DreamSpark (antigo MSDNAA) é um programa da Microsoft que permite a utilização educacional e acadêmica de sua plataforma de software, servidores e ferramentas de desenvolvimento.


 

O Serviço DreamSpark (antigo MSDN AA) vinha sendo oferecido à comuinidade acadêmica pelo NCE há diversos anos. No entanto, recentemente a Microsoft modificou as clausulas contratuais do serviço DreamSpark Premium, e o serviço agora só pode ser utilizado por alunos, professores e técnicos de departamentos nas áreas de STEM (ciencia, tecnologia, engenharia e matemática).

 

Além disso, o serviço DreamSpark Premium não pode ser mais oferecido para toda a instituição academica. De agora em diante, cada departamento STEM deve ter um contrato separado com a Microsoft, para atender aos seus usuários específicos.

 

Portanto, lamentamos o inconveniente,mas as modificações contratuais colocadas recentemente pela Microsoft não permite mais que continuemos a oferecer o serviço DreamSpark da maneira como vinha ocorrendo há anos.

 

Atenciosamente

Agosto/2013

NCE / Instituto Tércio Pacitti

 

Palestra da Semana