Encontro Nacional de Usuários Dosvox

O 15º Encontro Nacional de Usuários Dosvox aconteceu em 7 e 8 de setembro no Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, reunindo cerca de 300 participantes. Este é o mais importante evento relacionado a deficientes visuais no Brasil e traz palestras sobre evolução do sistema Dosvox (sistema operacional que permite que deficientes visuais utilizem o computador) e seu uso em situações pedagógicas, cotidianas, além de tratar do contexto político (inserção de deficientes visuais na sociedade).

Aproveitando o retorno do evento ao Rio de Janeiro após ter passado pelas cidades de João Pessoa (PB), Joinvile (SC), São Paulo (SP), Vitória (ES), Fortaleza (CE), Campo Grande (MS), Cascavel (PR) e Goiânia (GO), os organizadores prestaram homenagem a José Antonio Borges, idealizador e responsavél pelo sistema Dosvox e Marcelo Pimentel, o aluno que inspirou e participou da criação do sistema. A homenagem foi uma surpresa para o pesquisador: a primeira usuária do Dosvox, Beth Canejo; o ex-diretor do Instituto Bejamin Constant, Jonir Bechara Cerqueira; Luciana Novaes, aluna baleada na Universidade Estácio de Sá para quem o professor desenvolveu o sistema Microfênix; autoridades e familiares deixaram depoimentos emocionados sobre Antonio Borges, reconhecido por sua  importância técnica, mas principalmente pelo caráter humano de seu trabalho.

O Encontro de Usuários Dosvox é um evento grandioso, realizado anualmente por um grupo coordenado por Ethel Rosenfeld, que se preocupa em dar um contexto bastante humanizado ao encontro, abrindo espaço para que os deficientes visuais apresentem suas experiências e possam dar seus depoimentos. Este ano, além da homenagem a Antonio Borges, o Encontro Dosvox teve outra novidade: a áudio descrição, que narrou em tempo real os principais momentos do evento.