TECNOASSIST: Curso de Capacitação de Professores em Tecnologia Assistiva

O Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE/UFRJ) em parceria com o Ministério da Educação (MEC) irá oferecer para uma atividade de extensão denominada “Formação Continuada de Professores em Educação Especial – utilização, operação e aplicação pedagógica de softwares de Tecnologia Assistiva”. Este curso tem carga horária de 200 horas e estão previstas duas edições: uma versão piloto para 150 cursistas, com início em agosto de 2013, e outra para 1000 cursistas de todo Brasil, em 2014, ambas na modalidade a distância.

O curso tem como objetivos principais:

• apresentar os principais softwares de Tecnologia Assistiva em uso no Brasil, especialmente aqueles de uso pedagógico;

• Formar professores para a utilização pedagógica desses softwares;

• Propor estratégias para aplicação de Tecnologia Assistiva na escola.

A tônica do curso é ensinar a utilizar um grande número de programas que possam ser aplicados a diversas situações educacionais, criando soluções alternativas de acesso à informação e comunicação. A Secretaria de Educação Especial do MEC é responsável pela seleção dos professores envolvidos com educação especial que participarão das duas edições do curso.

O curso de extensão Tecnoassist é coordenado por Martinha Clarete Dutra dos Santos (Diretora de Políticas de Educação Especial do MEC), e pelos professores José Antonio dos Santos Borges (Coordenador dos Projetos de Acessibilidade do NCE/UFRJ) e Angélica Fonseca da Silva Dias (Gerente dos Cursos de Pós-Graduação do NCE/UFRJ), com o apoio de Cleide de Moraes Lima, Diretora da Divisão de Educação, da Pró-reitoria de Extensão da UFRJ.

O conteúdo previsto consta dos seguintes módulos:

1 – Informações gerais sobre Tecnologia Assistiva

2 – Dosvox