TECNOASSIST: Curso de Capacitação de Professores em Tecnologia Assistiva

 

O Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE/UFRJ) em parceria com o Ministério da Educação (MEC) irá oferecer para uma atividade de extensão denominada “Formação Continuada de Professores em Educação Especial – utilização, operação e aplicação pedagógica de softwares de Tecnologia Assistiva”. Este curso tem carga horária de 200 horas e estão previstas duas edições: uma versão piloto para 150 cursistas, com início em agosto de 2013, e outra para 1000 cursistas de todo Brasil, em 2014, ambas na modalidade a distância.

 

O curso tem como objetivos principais:

 

• apresentar os principais softwares de Tecnologia Assistiva em uso no Brasil, especialmente aqueles de uso pedagógico;

• Formar professores para a utilização pedagógica desses softwares;

• Propor estratégias para aplicação de Tecnologia Assistiva na escola.

 

A tônica do curso é ensinar a utilizar um grande número de programas que possam ser aplicados a diversas situações educacionais, criando soluções alternativas de acesso à informação e comunicação. A Secretaria de Educação Especial do MEC é responsável pela seleção dos professores envolvidos com educação especial que participarão das duas edições do curso.

 

O curso de extensão Tecnoassist é coordenado por Martinha Clarete Dutra dos Santos (Diretora de Políticas de Educação Especial do MEC), e pelos professores José Antonio dos Santos Borges (Coordenador dos Projetos de Acessibilidade do NCE/UFRJ) e Angélica Fonseca da Silva Dias (Gerente dos Cursos de Pós-Graduação do NCE/UFRJ), com o apoio de Cleide de Moraes Lima, Diretora da Divisão de Educação, da Pró-reitoria de Extensão da UFRJ.

 

O conteúdo previsto consta dos seguintes módulos:

 

1 – Informações gerais sobre Tecnologia Assistiva

2 – Dosvox

3 – MecDaisy

4 – Impressão Braille

5 – Leitores e ampliadores de tela

6 – Sistemas para pessoas com deficiências motoras graves

7 – Sistemas de comunicação alternativa

8 – Soluções Eletrônicas para tradução e interpretação de LIBRAS

9 – Resenha de outros softwares e soluções

 

 

 

 

 
Fique por dentro

Busca
Interatividade
Parcerias
Galeria de Fotos

 

O Microsoft DreamSpark (antigo MSDNAA) é um programa da Microsoft que permite a utilização educacional e acadêmica de sua plataforma de software, servidores e ferramentas de desenvolvimento.


 

O Serviço DreamSpark (antigo MSDN AA) vinha sendo oferecido à comuinidade acadêmica pelo NCE há diversos anos. No entanto, recentemente a Microsoft modificou as clausulas contratuais do serviço DreamSpark Premium, e o serviço agora só pode ser utilizado por alunos, professores e técnicos de departamentos nas áreas de STEM (ciencia, tecnologia, engenharia e matemática).

 

Além disso, o serviço DreamSpark Premium não pode ser mais oferecido para toda a instituição academica. De agora em diante, cada departamento STEM deve ter um contrato separado com a Microsoft, para atender aos seus usuários específicos.

 

Portanto, lamentamos o inconveniente,mas as modificações contratuais colocadas recentemente pela Microsoft não permite mais que continuemos a oferecer o serviço DreamSpark da maneira como vinha ocorrendo há anos.

 

Atenciosamente

Agosto/2013

NCE / Instituto Tércio Pacitti

 

Palestra da Semana