PALESTRA

(Aula Inaugural da disciplina NEURO1)

Título: Robôs antropomórficos

Palestrante: Professor Zaven Paré
Zaven Paré é artista e pesquisador, inventor das primeiras marionetes eletrônicas (coleções Ballard Institute / Connecticut e Musées Gadagne / Lyon). Ele foi bolsista da Japan Society for Promotion of Sciences (JSPS) no Intelligent Robotics Laboratory do Professor Hiroshi Ishiguro na Universidade de Osaka (2010) e recebeu o Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia em 2011.

Data: 13/3/2014, quinta-feira, às 14h

Local: Auditório Jayme Szwarcfiter (MBI)

Texto de apresentação:

O que é ser humano? E mais precisamente: o que há em nós que poderia ser qualificado de “especificamente humano”? Essa é uma questão que norteia amplamente a robótica e todos os que participaram e participam ainda dessa grande aventura ontológica, entre artes e ciências, que consiste em elaborar criaturas artificiais. O que pode ser melhor para refletir sobre o que constitui o humano do que procurar refabricá-lo? Nos damos conta de sua extraordinária complexidade, mas também, da dimensão às vezes complicada e insólita de muitas operações ou atos tão triviais quanto andar, se orientar, piscar os olhos etc.
Em 1970, o roboticista japonês Masahiro Mori escreveu um pequeno artigo, mas muito discutido no meio da robótica, intitulado “The uncanny valley”, sem dúvida uma das teorias mais sintéticas e também mais interessantes sobre a concepção de criaturas artificiais. Podemos resumir o argumento de Mori assim:
Quanto mais um robô, ou uma boneca, se parece com a gente, mais nossa resposta emocional ao encontro dele é positiva. Mas chegando a um certo ponto, quando o robô pode ser considerado quase como um humano, tem-se uma brusca queda desse sentimento positivo, no momento em que uma pequena diferença revela de repente que ele não é um de nós, produzindo então um choque psicológico.  Assim, ao lhes dar uma aparência humana corremos o risco de obter o efeito contrário ao procurado, já que o robô não corresponde mais às expectativas, o que pode decepcionar ou perturbar, e tornar mais difícil a plena utilização de suas capacidades específicas.