JAYME SZWARCFITER RECEBE PRÊMIO NA ARGENTINA

O professor emérito da UFRJ, Jayme Szwarcfiter, recebeu no último dia 17/11/2014 o Prêmio Leloir 2014, oferecido pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina a cientistas que tenham contribuído para a ciência argentina, através de cooperação.

Jayme Szwarcfiter recebeu a premiação das mãos do ministro da Ciência argentina, Dr. Lino Baraño, em cerimônia que também premiou com a mesma honraria outros 12 pesquisadores. Na mesma cerimônia, o ministério também laureou 10 cientistas com o prêmio “Raices”.

O professor Jayme atua na área de Algoritmos de Otimização Combinatória e Teoria de Grafos em conjunto com grupos de pesquisa da Argentina, em especial na Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade de Buenos Aires (UBA), onde é professor honorário. O professor também tem colaborado intensamente na formação de recursos humanos, orientando teses de mestrado e doutorado na Universidad Nacional de La Plata e na UBA, além de ter cerca de 40 artigos publicados em colaboração com colegas argentinos.