TECNOLOGIA ASSISTIVA

Em 16/09/2016 aconteceu no prédio do Arquivo Nacional do Rio o lançamento do projeto de cooperação técnica para pesquisa e produção de tecnologia assistiva entre o Instituto Tércio Pacitti e a Turku University of Applied Sciences (TUAS) da Finlândia, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC) e do CNPq.

Estiveram presentes à reunião os professores José Otavio Pompeu e Antonio Borges, além dos pesquisadores Wallace Ugolino e Dorys Calvert que em equipe explicaram como será o desenvolvimento do projeto de 3 anos e como a sociedade de ambos os países podem ser beneficiadas com a união complementar das competências no desenvolvimento de soluções tecnológicas para pessoas com deficiência.

A reunião contou com a participação de Arto Alho, representante da universidade finlandesa, que mostrou entusiasmo e afirmou que esta primeira cooperação pode abrir portas para o desenvolvimento de novos produtos de eHealth e tecnologia assistiva.  A reunião contou também com a participação de Rosinha da Adefal, Secretária Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério da Justiça e Cidadania, e Osório Coelho, Diretor na Secretaria de Inclusão Social (SECIS) do MCTIC.