SKYPELAB

A parceria entre o LAMAE/NCE e o Instituto de Artes da Universidade de Reutlingen, na Alemanha, promove na UFRJ o workshop internacional SkypeLab, laboratório proposto pelos professores Henning Eichinger (Universidade de Reutlingen) e Maggie McCormick (RMIT University, Melbourne, Austrália) em que diferentes países se encontram via Skype para sessões de desenho cego. O evento já foi realizado com sucesso em diversos países e agora acontece no Brasil, com a participação da UFRJ.

A partir dos primeiros resultados em desenho, outras proposições artísticas foram se desdobrando, sob a orientação das professoras Maira Fróes, Cila MacDowell e Franey Nogueira.

Nos dias 5 e 6 de junho, de 10 às 16h, 10 estudantes, cinco do Brasil e cinco da Alemanha, finalmente entrarão em contato presencial, no dia 5, para um workshop e montagem desses processos, seguindo no dia 6 com discussões sobre o programa e as relações mediadas pela tecnologia, além da exibição para o público dos resultados alcançados.

Convidamos a comunidade acadêmica para conhecer essa experiência, que será realizada no Parque Tecnológico, no prédio do LAMCE/COPPE/UFRJ, parceiro de pesquisas do LAMAE/NCE.