NCE SEDIA LANÇAMENTO DO XULIA

O Instituto Novo Ser, em parceria com o NCE, lançou em 10 de julho o software de reconhecimento de voz XULIA. O software é inspirado no MOTRIX, desenvolvido pelo professor José Antônio Borges para permitir uso de computadores por pessoas com deficiências motoras. O novo programa foi criado pelo desenvolvedor Antonio Losada González, da Universidade de Santiago de Compostela, para auxiliar o seu primo Ricardo Gonzalez, tetraplégico e integrante do Instituto Novo Ser, a utilizar o computador. O Instituto colaborou com a realização de testes e indicações para o aperfeiçoamento do programa.

O diferencial do programa é a possibilidade do usuário ditar textos em fala corrente no idioma português. Para isso, o XULIA faz uso da tecnologia Google que permite comunicação com a máquina por meio de ditado contínuo. Dessa forma, não é necessário que se aplique uma linguagem especial para ele, como ocorria nos programas criados anteriormente.

O XULIA é capaz de reconhecer mais de 140 comandos, que permitem executar aplicações, manusear o mouse, simular cliques e funcionalidades do teclado. Ele também possibilita que o usuário o configure de maneira personalizada, criando direcionamentos próprios, além de permitir a utilização do mouse conforme o movimento da cabeça.

Para download gratuito do Xulia, clique aqui.