JUBILEU DE OURO NCE

Em solenidade que aconteceu no Auditório Horácio Macedo (Roxinho), dia 20 de setembro, o NCE recebeu convidados para a solenidade comemorativa de seus 50 anos. O evento foi aberto com homenagens a funcionários e ex-funcionários, em seguida houve palestra de José Antônio Borges e, logo após, o lançamento do Marco Zero do Museu da Computação da UFRJ.

Foi um dia de festa, de reencontros, de reviver um passado de pioneirismo e sucesso, mas também um dia para se refletir sobre os novos caminhos e oportunidades.

No clima das comemorações, o NCE lançou também o site Memória NCE, que foi concebido para contar a história da instituição desde sua criação e será construído de forma incremental. Informações sobre projetos de pesquisas, equipes, sistemas desenvolvidos, informatização da UFRJ, parque computacional, registro da produção científica, fotos, cursos e disciplinas oferecidas, dentre outras informações estão disponíveis. Depoimentos gravados em vídeo, onde pesquisadores contam suas trajetórias e relembram momentos e fatos, constituindo importantes relatos de memória oral.