TECNOASSIST LIBERA LISTA DE APROVADOS

Já está disponível aqui a lista de aprovados para o curso TecnoAssist 2017. O Instituto Tércio Pacitti em parceria com o Ministério da Educação (MEC) oferecerá o curso de “Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado para o estudante com deficiência visual”. Com início previsto ainda no mês de novembro de 2017, carga horária de 180 horas, na modalidade a distância, o curso é destinado a profissionais da área de educação, em particular professores, gestores de tecnologia educacional e pessoal de apoio pedagógico e técnico.

Esse curso visa ampliar as possibilidades dos professores ligados a atividades nas salas de recurso multifuncional, dos gestores de educação especial e dos profissionais que realizam atividades com pessoas com deficiência visual. Neste processo formativo, serão explorados os principais temas relacionados com o Atendimento Educacional Especializado, com destaque em Educação Inclusiva, recursos de Tecnologia Assistiva para Cegueira e Baixa Visão, Produção de Material Didático, Atividades de Vida Autônoma, Orientação e Mobilidade e Adequação Curricular. Como objetivo secundário prevê-se a geração de um conjunto de educadores aptos a atuar nesta área e que atuem como multiplicadores, dando suporte a milhares de outros professores.

A equipe do NCE responsável pelo curso é formada pelos pesquisadores José Antônio dos Santos Borges (Coordenador dos Projetos de Acessibilidade do NCE/UFRJ), Angélica Fonseca da Silva Dias (Coordenadora Acadêmica dos Projetos TecnoAssist), Márcia Soeiro (Gestão EAD), Júlio Tadeu (Gestão Técnica) entre outros.

O curso utiliza o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, com atividades de leitura de texto, videoaulas, discussão em fóruns, realização de exercícios de autoavaliação e tarefas práticas que envolvem a instalação, operação e utilização de programas e artefatos de Tecnologia Assistiva. Além disso, um Professor-Tutor auxilia o participante durante todo o curso.