SHIALC 2018 - "TRAJETÓRIAS DA INFORMÁTICA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE: AUTONOMIAS, (IN)DEPENDÊNCIAS E MUITAS OUTRAS HISTÓRIAS"

 

O Simpósio de História da Informática na América Latina e Caribe é um espaço interdisciplinar para o fortalecimento de uma comunidade de historiadores da informática, além de local de contribuições das mais diversas áreas do conhecimento e de práticas profissionais dedicadas também à pesquisa sobre as relações entre informática e política, economia, trabalho, universidade, educação, mudança social, negócios, meio ambiente, políticas públicas, ciência e tecnologia, cultura, artes e humanidades.

 

O evento reúne artigos científicos, testemunhos e materiais que possam constituir um acervo da experiência dos diversos países do continente com a informática. Buscando uma maior aproximação com o campo da história da ciência e da tecnologia, em 2018 o SHIALC acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 7 e 9 de novembro, em associação com o Scientiarum Historia - congresso do Programa de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE/UFRJ).

 

A associação ao Scientiarum permitiu a realização do SHIALC em um espaço cuja história se confunde com a da própria história da informática no Brasil: o Instituto Tércio Pacitti (NCE/UFRJ), uma das sedes do HCTE.

 

Mais informações na aqui.

 

 

 
Fique por dentro

Busca
Interatividade
Parcerias
Galeria de Fotos

 

O Microsoft DreamSpark (antigo MSDNAA) é um programa da Microsoft que permite a utilização educacional e acadêmica de sua plataforma de software, servidores e ferramentas de desenvolvimento.


 

O Serviço DreamSpark (antigo MSDN AA) vinha sendo oferecido à comuinidade acadêmica pelo NCE há diversos anos. No entanto, recentemente a Microsoft modificou as clausulas contratuais do serviço DreamSpark Premium, e o serviço agora só pode ser utilizado por alunos, professores e técnicos de departamentos nas áreas de STEM (ciencia, tecnologia, engenharia e matemática).

 

Além disso, o serviço DreamSpark Premium não pode ser mais oferecido para toda a instituição academica. De agora em diante, cada departamento STEM deve ter um contrato separado com a Microsoft, para atender aos seus usuários específicos.

 

Portanto, lamentamos o inconveniente,mas as modificações contratuais colocadas recentemente pela Microsoft não permite mais que continuemos a oferecer o serviço DreamSpark da maneira como vinha ocorrendo há anos.

 

Atenciosamente

Agosto/2013

NCE / Instituto Tércio Pacitti

 

Palestra da Semana