SHIALC 2018 - "TRAJETÓRIAS DA INFORMÁTICA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE: AUTONOMIAS, (IN)DEPENDÊNCIAS E MUITAS OUTRAS HISTÓRIAS"

O Simpósio de História da Informática na América Latina e Caribe é um espaço interdisciplinar para o fortalecimento de uma comunidade de historiadores da informática, além de local de contribuições das mais diversas áreas do conhecimento e de práticas profissionais dedicadas também à pesquisa sobre as relações entre informática e política, economia, trabalho, universidade, educação, mudança social, negócios, meio ambiente, políticas públicas, ciência e tecnologia, cultura, artes e humanidades.

O evento reúne artigos científicos, testemunhos e materiais que possam constituir um acervo da experiência dos diversos países do continente com a informática. Buscando uma maior aproximação com o campo da história da ciência e da tecnologia, em 2018 o SHIALC acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 7 e 9 de novembro, em associação com o Scientiarum Historia - congresso do Programa de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE/UFRJ).

A associação ao Scientiarum permitiu a realização do SHIALC em um espaço cuja história se confunde com a da própria história da informática no Brasil: o Instituto Tércio Pacitti (NCE/UFRJ), uma das sedes do HCTE.

Mais informações na aqui.