DESIGN SCIENCE RESEARCH

Pesquisa científica com desenvolvimento de artefatos computacionais

Palestrante: Mariano Pimentel

Dia: 26/6/2019 – quarta-feira, 14h

Local: Anfiteatro Maria Irene Melo - Instituto Tércio Pacitti/UFRJ

A palestra discutirá a relevância de DSR para garantir o rigor teórico e epistemológico-metodológico esperado das pesquisas científicas que envolvem o desenvolvimento de artefatos em Informática. Também exemplificará como nos apropriamos dessa abordagem para pensar-fazer as pesquisas no grupo que coordeno, especialmente a partir do exemplo da premiada pesquisa sobre “Tapetes Musicais Inteligentes”.

Mariano Pimentel é Doutor em Informática, pesquisador na área de Sistemas de Informação e Informática na Educação. É professor da UNIRIO, coordenador do grupo de pesquisa ComunicaTEC, colaborador no Grupo de Pesquisa em Docência e Cibercultura e autor do livro "Sistemas Colaborativos", que recebeu o Prêmio Jabuti. Seus livros mais recentes são "Internet Conversation Media" e "Do E-mail ao Facebook".