NAUTILUS REPRESENTA UFRJ NA ROBOSUB

A UFRJ Nautilus - de automação naval e submarina, é uma equipe multidisciplinar e um projeto integrado entre Escola Politécnica, Coppe e NCE. Desde 2018 o NCE sedia um de seus espaços de trabalho e atualmente os docentes orientadores do projeto são Claudio Miceli e Cláudio Baraúna.

Dia 23, uma parte do grupo viaja para representar o Brasil na Robosub 2019. O campeonato internacional de Veículos Submarinos Autônomos (AUVs) ocorre entre os dias 29 de julho e 4 de agosto, em San Diego, nos Estados Unidos. Esta é a terceira vez que o evento receberá a equipe da UFRJ, sendo o único grupo da América Latina e única representante brasileira.

“Para a competição deste ano, nós revimos alguns conceitos do nosso projeto. Tornamos o nosso software mais aprimorado e o nosso robô mais robusto. A RoboSub, competição que participamos, também evoluiu, as provas estão mais difíceis e mais 21 equipes participam este ano. Em 2018 conseguimos chegar até às semifinais, e desde então, não descansamos, trabalhamos para ter um desempenho ainda melhor”, avalia Henrique Ferreira Júnior, aluno do 7º período de Engenharia de Controle e Automação, e capitão da UFRJ Nautilus.

Veja aqui a entrevista concedida à TV Brasil em 16/7.