Pós Graduação Latu Sensu

Requisito Curricular Suplementar

A Monografia de Final de Curso é um trabalho individual e obrigatório para obtenção do certificado de conclusão dos cursos de pós-graduação ministrados pelo Instituto Tércio Pacitti de Pesquisas e Aplicações Computacionais (NCE/UFRJ).

A elaboração da monografia é orientada por um professor escolhido pelo aluno (professor orientador) ou indicado pelo Coordenador Acadêmico. O tempo previsto para a confecção da monografia pode variar de 3 a 6 meses a partir do término de todas as disciplinas.

Admissão e Matrícula

O processo de admissão nos programas de pós-graduação inclui o preenchimento do formulário de pré-inscrição.

Todo candidato a um aos cursos de pós-graduação ministrados pelo NCE deve ser portador de diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura do Governo Federal (MEC).

A partir do envio o formulário de pré-inscrição o candidato é solicitado participar de uma entrevista com o coordenador do curso e/ou um professor do curso. Para esta entrevista o candidato deve trazer

• Cópia autenticada frente e verso co certificado de conclusão do curso superior;
  • Cópia autenticada do documento de identidade; e
  • Cópia autenticada do CPF.

A experiência do candidato é um dos fatores levados em consideração por ocasião da seleção. A decisão final quanto à aceitação do candidato é tomada pelo Comitê de Coordenação.

A matrícula é efetivada através da assinatura de um contrato de prestação de serviços entre o candidato ou a escola/empresa a que pertence e a Fundação Universitária José Bonifácio.

Instalações e Recursos

As atividades acadêmicas dos cursos de extensão são ministradas nas instalações do Instituto Térci Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais no campus da Cidade Universitária, Ilha do Fundão.

Excepcionalmente as aulas destes cursos poderão ser ministradas em instalações de organizações parceiras ou na modalidade inhouse, caso a estrutura de ensino seja adequada às atividades do curso.

O NCE conta com instalações modernas que estão equipadas com os mais avançados recursos de comunicação audiovisual e de informática, de maneira a propiciar ambiente e recursos favoráveis ao processo de aprendizagem dos alunos. Além disso, contam com acesso a bibliotecas especializadas, referências em suas áreas de especialidade.

O Instituto Tércio Pacitti de Pesquisas e Aplicações Computacionais

O Instituto Tércio Pacitti de Pesquisas e Aplicações Computacionais (NCE/UFRJ) é uma das unidades de ensino, pesquisa, desenvolvimento de projetos e serviços do Centro de Ciências Matemáticas da UFRJ, que tem por objetivo contribuir de forma inequívoca para o domínio da tecnologia de computação no país. O corpo docente do NCE é formado por professores treinados nas mais conceituadas escolas de informática do Brasil e do exterior.

Projetos pioneiros com ênfase em eletrônica digital, arquitetura de computadores, sistemas operacionais, redes de computadores, micro processadores, sistemas complexos e multimídia atestam o esforço de desenvolvimento tecnológico empreendido pelo NCE, sempre direcionado para as áreas de vanguarda da pesquisa.

Além disso, o Núcleo tem atuação marcante no âmbito da comunidade acadêmica da UFRJ, estimulando o uso da informática nas diversas áreas do conhecimento e participando ativamente, através de seu corpo de professores e pesquisadores, dos cursos de graduação e pós-graduação ligados a informática.

Corpo Técnico e Acadêmico do NCE

A lista que se segue atesta o auto grau de especialização do corpo técnico acadêmico do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais.

Doutores

Adriano Joaquim de Oliveira Cruz, Ph.D. (University of Southampton)
Ageu Cavalcanti Pacheco Júnior, Ph.D. (Queen Mary College)
Amauri Marques da Cunha, Dr. Ing. (Université Pierre et Marie Curie)