Apresentação

O Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE/UFRJ) é um instituto especializado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que tem por objetivo contribuir de forma inequívoca para o domínio da tecnologia de computação no país através de sua atuação na pesquisa e no ensino de graduação e pós-graduação de Informática. Para isso, conta com um corpo técnico altamente especializado, formado por profissionais treinados nas mais conceituadas escolas de Informática do Brasil e do exterior.

Criado ao final dos anos 60 a partir do Departamento de Cálculo Científico da COPPE, o antigo Núcleo de Computação Eletrônica (transformado em Instituto Tércio Pacitti em novembro de 2010), atuou de forma marcante ao longo de sua história no âmbito acadêmico e administrativo da UFRJ, assim como na pesquisa, prestação de serviços, consultorias e projetos, estimulando o uso da informática nas diversas áreas do conhecimento. O NCE/UFRJ foi um dos grandes responsáveis pela concepção do curso de graduação em Informática, apoiando a criação do Departamento de Ciência da Computação no Instituto de Matemática, ministrando aulas para os alunos e orientando seus projetos de final de curso. Preocupou-se em dar diretrizes para a computação da UFRJ, viabilizando a instalação e manutenção de equipamentos e infra-estrutura computacional em várias Unidades. Desenvolveu sistemas para gestão da vida acadêmica e do quadro social da UFRJ, sempre procurando integrar o desenvolvimento com as pesquisas de ponta feitas em seus laboratórios, formando estagiários da UFRJ.

O NCE/UFRJ procurou acompanhar as tendências acadêmicas e a evolução da Informática de modo a atualizar e ampliar suas funções, passando a se preocupar cada vez mais com o ensino, pesquisa, desenvolvimento e programas de extensão. Atua na Pós-Graduação Stricto Sensu há mais de 10 anos. O Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI/UFRJ), parceria com o Departamento da Ciência de Computação do Instituto de Matemática, conta com cerca de 400 dissertações defendidas, tendo tido seu doutorado aprovado em 2010. No Lato Sensu, tem cursos reconhecidos no mercado e na academia. Desde 2001, possui convênio com a Cisco Systems, através do Programa Cisco Networking Academy. Atua capacitando instrutores das Academias Regionais e Locais, ministrando cursos na área de Redes de Computadores (nível médio a avançado) a alunos de graduação e à comunidade acadêmica.

Na Extensão, o projeto de inclusão digital de portadores de deficiência visual e motora tem reconhecimento internacional, já tendo recebido vários prêmios. O DOSVOX, software que provê aos deficientes visuais a iteração com o computador através de síntese de voz, conta com cerca de 20.000 usuários no Brasil e America Latina. Através MOTRIX, deficientes motores usam o computador apenas por comandos de voz, o que permite sua inserção no mercado de trabalho.

Projetos pioneiros com ênfase em eletrônica digital, arquitetura de computadores, sistemas operacionais, redes de computadores, micro-processadores, sistemas complexos e multimídia atestam o desenvolvimento tecnológico empreendido pelo NCE/UFRJ ao longo do tempo, sempre direcionado para as áreas de vanguarda da pesquisa.

O Instituto Tércio Pacitti de Aplicações Computacionais (NCE/UFRJ) conta com um regimento aprovado pelo Conselho do CCMN e aguarda sua aprovação pelo CONSUNI. Também conta hoje com um colegiado formado por representantes das diversas categorias de seu quadro social, eleitos por voto universal: o Conselho Deliberativo.

Na missão descrita em seu regimento, o Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE/UFRJ), que atua na área de Tecnologia da Informação, continuará exercendo atividades no ensino, na pesquisa, no desenvolvimento e na extensão.