Liderança e Gestão Equipes de TI


Formando hoje, os líderes das equipes
de sucesso de amanhã


Motivação

 

Em todos os grupos existem uma, ou eventualmente um pequeno grupo de pessoas, que se destacam por seu conhecimento e habilidades técnicas. Essas pessoas, possuidoras de uma capacidade analítica desenvolvida, em geral, adquiriram “know how” através de dedicação e perseverança, de um grande número de cursos que tenha frequentado, ou ambos. Muitas delas acumulam títulos universitários e uma ou mais pós-graduações.

 

Apesar disso, muitos têm um desempenho gerencial pífio, não conseguindo ocupar nem mesmo as primeiras posições gerenciais da hierarquia organizacional. Dentre os que conseguem galgar essa primeira posição, vários têm enormes dificuldades em dar prosseguimento a suas carreiras, permanecendo, para sempre, no cargo que ocuparam na primeira promoção que tiveram. Tenho certeza que você conhece uma ou mais pessoas que correspondem, aproximadamente, a essa descrição.

 

Como nos ensina sabiamente Gary Kasparov (o grande mestre internacional e campeão mundial de xadrez por 15 anos consecutivos): “ter talento não é mais o suficiente, nem trabalhar duro, nem mesmo estudar todos os dias até de madrugada”.

 

Se você não consegue liderar, inspirando as pessoas a darem o melhor de si e a se sentirem parte de algo maior do que elas mesmas, então, muito provavelmente, sua contribuição para a organização para a qual você trabalha estará limitado às funções da base da pirâmide hierárquica.

 

O cerne do problema é que as organizações são ambientes de trabalho colaborativo e competitivo ao mesmo tempo. A aparente contradição entre colaborar com o “inimigo” ou aniquilá-lo de vez leva muitos profissionais a adotar uma filosofia de trabalho que dificulta a ascensão hierárquica.

 

Enquanto alguns escolhem trabalhar sozinho, outros colecionam desafetos por toda parte. Para as organizações, nenhuma dessas soluções traz muito valor ao longo do tempo. Quem trabalha sozinho, não multiplica os efeitos do seu “know how”, que permanece sua propriedade para todo sempre. Quem coleciona desafetos, dificilmente soma. Na verdade, na maioria das vezes, divide ou subtrai os esforços.

 

O segredo do sucesso no ambiente organizacional está na busca por oportunidades para liderar e inspirar as pessoas a darem o máximo de si. É dessa forma que os investimentos realizados pelos acionistas se multiplicam, ao mesmo tempo em que se abrem as portas da ascensão profissional.

 

Porém, muitas pessoas se acham tímidas demais, desinteressantes demais ou ambicionas de menos para se tornarem líderes. Todavia, de acordo com Prof. Peter Northouse, da Escola de Comunicação da Universidade de Michigan, todos podem aprender sobre liderança, todos podem praticá-la no dia-a-dia, e todos podem se tornar líderes muito mais eficazes.

 

 

Objetivos

  • Propiciar uma visão abrangente dos principais conceitos, métodos e técnicas utilizados na liderança e gestão de equipes;
  • Permitir que as organizações maximizem o retorno de seus investimentos em recursos humanos na área de tecnologia da informação;
  • Preparar executivos de TI para liderarem equipes de sucesso, e capacitar os participantes para a gestão de equipes em projetos de alta complexidade.

 

 

Público alvo

  • Profissionais de TI que almejem alcançar posições hierárquicas superiores dentro de suas organizações;
  • Executivos que sejam responsáveis pela área de tecnologia da informação nas suas organizações;
  • Empreendedores na área de tecnologia da informação cujo sucesso depende do desempenho de equipes de TI ou de equipes multidisciplinares;
  • Profissionais de tecnologia da informação que estejam envolvidos ou que pretendam se envolver com a liderança e gestão de equipes;
  • Profissionais das mais diversas áreas de negócio que precisam liderar equipes de profissionais de TI ou equipes multidisciplinares.

 

 

Tópicos ministrados

  • Liderança: Teoria e Prática

O que é um líder • O processo de se formar um líder • Porque as pessoas seguem o líder • Liderança por caráter: o que é, como funciona, como pode ser desenvolvida • As principais características de um líder • Inteligência emocional • Vantagens e desvantagens da liderança por caráter • Liderança por comportamento • Porque e como a liderança por comportamento funciona • O modelo gerencial de Blake e Mourton • Liderança por competência • Quem sabe, lidera? • Conhecendo as próprias suas forças e fraquezas • Como corrigir suas fraquezas como líder • Determinado o estilo de liderança mais adequado para cada situação

  • Escolhas e Tomada de Decisão

Identificando as variáveis que irão influenciar uma decisão • Diagrama de influência • Métodos racionais para escolha e tomada de decisão • Árvore de decisão • Processo de análise hierárquica • Incerteza na tomada de decisão • Lidando com variáveis incertas discretas • Simulação de Monte Carlo • Lidando com variáveis incertas contínuas • Funções de distribuição de probabilidade • Correlação na tomada de decisões

  • Formação de Equipes

Os diferentes papéis que as pessoas desempenham • As características desejadas de cada membro da equipe • Identificando as competências e as principais características comportamentais dos candidatos a fazerem parte da equipe • Escolhendo os membros da equipe • Mapeando conflitos • Preparando planos de contingência • Criando confiança entre os diversos membros da equipe • Jogo que desenvolvem o espírito de corpo

  • Gestão de Equipes

Estabelecendo e comunicando os objetivos para a equipe • Delineando a estratégia • Delineando metas e prazos • Criando os mecanismos de incentivo e premiação • Associando papeis a pessoas • Estabelecendo o sistema de comunicação adequado • Monitorando a coesão e a vontade de vencer da equipe • Analisando a dinâmica da equipe • Antecipando problemas e estabelecendo planos de contingência e contenção • Fazendo mudanças de rotas • Melhorando a eficiência da equipe

  • Mecanismos de Auto Avaliação e de Avaliação por Pares

Por que os mecanismos de avaliação são importantes • Por que a auto-avaliação é essencial Como podemos nos avaliar como lideres e gestores de equipes • O que é avaliação por pares • Preparando o nosso estado mental para a avaliação por pares • Como interpretar os resultados • O avaliador tem sempre razão? • Planejando a melhora dos pontos fracos e a manutenção dos fortes • Quando a reavaliação deve ser feita e como

  • Técnicas de Apresentações de Negócio

O que é uma boa apresentação • Planejando a apresentação • Quem é a audiência • Qual o objetivo final da apresentação • O que a audiência precisa entender versus o que ela já saber • Estabelecendo os passos da apresentação • Observando a reação da audiência • Preparando o fechamento da apresentação • Onde está a mensagem final? • A preparação do material de apoio • Treinando para apresentar

 

 


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O Microsoft DreamSpark (antigo MSDNAA) é um programa da Microsoft que permite a utilização educacional e acadêmica de sua plataforma de software, servidores e ferramentas de desenvolvimento.


 

O Serviço DreamSpark (antigo MSDN AA) vinha sendo oferecido à comuinidade acadêmica pelo NCE há diversos anos. No entanto, recentemente a Microsoft modificou as clausulas contratuais do serviço DreamSpark Premium, e o serviço agora só pode ser utilizado por alunos, professores e técnicos de departamentos nas áreas de STEM (ciencia, tecnologia, engenharia e matemática).

 

Além disso, o serviço DreamSpark Premium não pode ser mais oferecido para toda a instituição academica. De agora em diante, cada departamento STEM deve ter um contrato separado com a Microsoft, para atender aos seus usuários específicos.

 

Portanto, lamentamos o inconveniente,mas as modificações contratuais colocadas recentemente pela Microsoft não permite mais que continuemos a oferecer o serviço DreamSpark da maneira como vinha ocorrendo há anos.

 

Atenciosamente

Agosto/2013

NCE / Instituto Tércio Pacitti

 

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