Biblioteca

Apresentação

A Biblioteca do Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ, criada em março de 1971, inicialmente com o objetivo de atender aos analistas e técnicos do NCE, estendeu-se a alunos, docentes e pesquisadores de toda a comunidade acadêmica interessados na área da Ciência da Computação.

Atualmente, ocupa uma área de 132m², com acomodações para 30 usuários em seu Salão de Leitura e 12 equipamentos disponíveis para consulta e pesquisas on line, registrando aproximadamente 105.818 atendimentos. Subordinada à Biblioteca do CCMN, a Biblioteca do NCE tem sistema de livre acesso e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h e aos sábados das 9h às 15 horas.

 

Acervo

O acervo da Biblioteca do NCE é composto de 9.543 volumes de monografias (livros, proceedings, relatórios técnicos, projetos de final de cursos e teses) e 311 títulos de periódicos nacionais e estrangeiros. Todo o acervo está inserido na Base Minerva e pode ser consultado on line no acervo geral das bibliotecas da UFRJ.

Outras bases importantes disponíveis para consulta:

 

 

Serviços

Além dos roteiros de circulação, os usuários da biblioteca do NCE contam com os seguintes serviços:

  1. Sugestão para Aquisição de Documentos - Solicitação de compra de documentos, pertinentes a área da Ciência da Computação, que serão adquiridos ou não, mediante avaliação da comissão de Biblioteca do NCE.
  2. Normalização de Documentos - Normalização de documentos, tais como: monografias, fichas catalográficas, bibliografias, segundo os padrões ABNT.
  3. Pesquisa Bibliográfica - Levantamento bibliográfico por assunto, autor, tipo de documento de acordo com a necessidade do usuário.
  4. Treinamento para Uso de Bases de Dados - Agendamento de treinamento das bases de dados disponíveis para pesquisas.
  5. COMUT on Line(*) - Solicitação de cópias de documentos de outras bibliotecas em âmbito nacional.
  6. Recuperação de Documentos(*) - Recuperação / Localização de documentos em âmbito internacional.
  7. Empréstimo entre Bibliotecas(*) - Solicitação de empréstimo de documentos de outras bibliotecas, exclusivamente para os usuários da biblioteca do NCE. Âmbito municipal.
  8. Fornecimento de Cópias de Papers(*) - Comutação Própria - Pedidos de cópias de documentos em bibliotecas que não fazem parte da rede COMUT.
  9. Exposição de Novas Aquisições - Divulgação dos documentos recém chegados à Biblioteca, livros, periódicos, catálogos etc.
  10. Sebo de Artigos - Doações de papers (expostos na biblioteca) cedidos por pesquisadores da Unidade.
  11. Banco de Duplicatas - Doações (preferencialmente para bibliotecas) de documentos duplicados da Biblioteca.

(*) Exclusivos para usuários em potencial da Biblioteca do NCE: pesquisadores, professores e alunos dos cursos de Pós-graduação do NCE.

 

 


Fique por dentro

Busca
Interatividade
Parcerias
Galeria de Fotos

 

O Microsoft DreamSpark (antigo MSDNAA) é um programa da Microsoft que permite a utilização educacional e acadêmica de sua plataforma de software, servidores e ferramentas de desenvolvimento.


 

O Serviço DreamSpark (antigo MSDN AA) vinha sendo oferecido à comuinidade acadêmica pelo NCE há diversos anos. No entanto, recentemente a Microsoft modificou as clausulas contratuais do serviço DreamSpark Premium, e o serviço agora só pode ser utilizado por alunos, professores e técnicos de departamentos nas áreas de STEM (ciencia, tecnologia, engenharia e matemática).

 

Além disso, o serviço DreamSpark Premium não pode ser mais oferecido para toda a instituição academica. De agora em diante, cada departamento STEM deve ter um contrato separado com a Microsoft, para atender aos seus usuários específicos.

 

Portanto, lamentamos o inconveniente,mas as modificações contratuais colocadas recentemente pela Microsoft não permite mais que continuemos a oferecer o serviço DreamSpark da maneira como vinha ocorrendo há anos.

 

Atenciosamente

Agosto/2013

NCE / Instituto Tércio Pacitti

 

Palestra da Semana