Notícias

AULA PRÁTICA; SENSIBILIDADE E DEFICIÊNCIA

 

No dia 28 de junho, às 12:45h, o professor João Vicente Ganzarolli de Oliveira  dará aula prática sobre Sensibilidade e Deficiência no Jardim Sensorial do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Dentre as perguntas a serem aprofundadas na aula estão:

 

- por que os olhos e os ouvidos são os sentidos mais fisiologicamente vocacionados para a percepção da beleza?

- no caso da pessoa deficiente, quais os limites e possibilidades para que ela atue como apreciadora e produtora da beleza (mediante a arte, no caso)?

 

O Jardim Sensorial é uma jardim adaptado para pessoas cegas e com baixa visão em geral. Nele, as plantas devem ser percebidas exclusivamente pelo tato e pelo olfato.


O local de encontro será o Centro de Visitantes, Rua Jardim Botânico, 1008 (o melhor acesso não é pela entrada principal do JB, e sim pela última entrada do parque). O Centro de Visitantes do JBRJ concedeu gratuidade para todos os interessados da UFRJ (que poderão levar convidados externos à instituição).

 

 

DESIGN SCIENCE RESEARCH

Pesquisa científica com desenvolvimento de artefatos computacionais

 

Palestrante: Mariano Pimentel

 

Dia: 26/6/2019 – quarta-feira, 14h

 

Local: Anfiteatro Maria Irene Melo - Instituto Tércio Pacitti/UFRJ

 

A palestra discutirá a relevância de DSR para garantir o rigor teórico e epistemológico-metodológico esperado das pesquisas científicas que envolvem o desenvolvimento de artefatos em Informática. Também exemplificará como nos apropriamos dessa abordagem para pensar-fazer as pesquisas no grupo que coordeno, especialmente a partir do exemplo da premiada pesquisa sobre “Tapetes Musicais Inteligentes”.

 

Mariano Pimentel é Doutor em Informática, pesquisador na área de Sistemas de Informação e Informática na Educação. É professor da UNIRIO, coordenador do grupo de pesquisa ComunicaTEC, colaborador no Grupo de Pesquisa em Docência e Cibercultura e autor do livro "Sistemas Colaborativos", que recebeu o Prêmio Jabuti. Seus livros mais recentes são "Internet Conversation Media" e "Do E-mail ao Facebook".

 

 

 

FLISOL 2019

 

O NCE sediou em 27 de abril o Fórum de Instalação de Software Livre – FLISOL 2019. O evento promove o uso de Software Livre, mostrando ao público em geral sua filosofia, abrangência, avanços e desenvolvimento.

 

Esta edição carioca homenageou a comunidade feminina convidando palestrantes mulheres e LBGT'S+ no intuito de mostrar a força feminina, sempre muito bem representada no cenário do Software Livre. Como em 2018, o coordenador do FLISOL foi o docente do NCE, Claudio Miceli de Farias.

 

 

 
Mais Artigos...


Página 1 de 48
Fique por dentro

Busca
Interatividade
Parcerias
Galeria de Fotos

 

O Microsoft DreamSpark (antigo MSDNAA) é um programa da Microsoft que permite a utilização educacional e acadêmica de sua plataforma de software, servidores e ferramentas de desenvolvimento.


 

O Serviço DreamSpark (antigo MSDN AA) vinha sendo oferecido à comuinidade acadêmica pelo NCE há diversos anos. No entanto, recentemente a Microsoft modificou as clausulas contratuais do serviço DreamSpark Premium, e o serviço agora só pode ser utilizado por alunos, professores e técnicos de departamentos nas áreas de STEM (ciencia, tecnologia, engenharia e matemática).

 

Além disso, o serviço DreamSpark Premium não pode ser mais oferecido para toda a instituição academica. De agora em diante, cada departamento STEM deve ter um contrato separado com a Microsoft, para atender aos seus usuários específicos.

 

Portanto, lamentamos o inconveniente,mas as modificações contratuais colocadas recentemente pela Microsoft não permite mais que continuemos a oferecer o serviço DreamSpark da maneira como vinha ocorrendo há anos.

 

Atenciosamente

Agosto/2013

NCE / Instituto Tércio Pacitti

 

Palestra da Semana