Notícias

JUBILEU DE OURO NCE

 

Em solenidade que aconteceu no Auditório Horácio Macedo (Roxinho), dia 20 de setembro, o NCE recebeu convidados para a solenidade comemorativa de seus 50 anos. O evento foi aberto com homenagens a funcionários e ex-funcionários, em seguida houve palestra de José Antônio Borges e, logo após, o lançamento do Marco Zero do Museu da Computação da UFRJ.

 

Foi um dia de festa, de reencontros, de reviver um passado de pioneirismo e sucesso, mas também um dia para se refletir sobre os novos caminhos e oportunidades.

 

No clima das comemorações, o NCE lançou também o site Memória NCE, que foi concebido para contar a história da instituição desde sua criação e será construído de forma incremental. Informações sobre projetos de pesquisas, equipes, sistemas desenvolvidos, informatização da UFRJ, parque computacional, registro da produção científica, fotos, cursos e disciplinas oferecidas, dentre outras informações estão disponíveis. Depoimentos gravados em vídeo, onde pesquisadores contam suas trajetórias e relembram momentos e fatos, constituindo importantes relatos de memória oral.

 

 

 

 

CURSO BRAILLE BÁSICO

 

O Instituto Tércio Pacitti, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, irá oferecer o curso Braille Básico – Uma abordagem prática com o uso de Tecnologias Assistivas para servidores públicos (municipais, estaduais e federais) que tenham interesse ou necessitem obter conhecimento, na área de Tecnologias Assistivas voltadas para o Braille, para o atendimento a pessoas com deficiência visual.

O curso terá início em outubro, com carga horária de 120 horas, na modalidade a distância.  Os interessados poderão se inscrever no período de 21/08 a 11/09/2017, neste link.

 

 

NCE SEDIA LANÇAMENTO DO XULIA

 

O Instituto Novo Ser, em parceria com o NCE, lançou em 10 de julho o software de reconhecimento de voz XULIA. O software é inspirado no MOTRIX, desenvolvido pelo professor José Antônio Borges para permitir uso de computadores por pessoas com deficiências motoras. O novo programa foi criado pelo desenvolvedor Antonio Losada González, da Universidade de Santiago de Compostela, para auxiliar o seu primo Ricardo Gonzalez, tetraplégico e integrante do Instituto Novo Ser, a utilizar o computador. O Instituto colaborou com a realização de testes e indicações para o aperfeiçoamento do programa.

 

O diferencial do programa é a possibilidade do usuário ditar textos em fala corrente no idioma português. Para isso, o XULIA faz uso da tecnologia Google que permite comunicação com a máquina por meio de ditado contínuo. Dessa forma, não é necessário que se aplique uma linguagem especial para ele, como ocorria nos programas criados anteriormente.

 

O XULIA é capaz de reconhecer mais de 140 comandos, que permitem executar aplicações, manusear o mouse, simular cliques e funcionalidades do teclado. Ele também possibilita que o usuário o configure de maneira personalizada, criando direcionamentos próprios, além de permitir a utilização do mouse conforme o movimento da cabeça.

 

Para download gratuito do Xulia, clique aqui.

 

 

 
Mais Artigos...


Página 2 de 43
Fique por dentro

Busca
Interatividade
Parcerias
Galeria de Fotos

 

O Microsoft DreamSpark (antigo MSDNAA) é um programa da Microsoft que permite a utilização educacional e acadêmica de sua plataforma de software, servidores e ferramentas de desenvolvimento.


 

O Serviço DreamSpark (antigo MSDN AA) vinha sendo oferecido à comuinidade acadêmica pelo NCE há diversos anos. No entanto, recentemente a Microsoft modificou as clausulas contratuais do serviço DreamSpark Premium, e o serviço agora só pode ser utilizado por alunos, professores e técnicos de departamentos nas áreas de STEM (ciencia, tecnologia, engenharia e matemática).

 

Além disso, o serviço DreamSpark Premium não pode ser mais oferecido para toda a instituição academica. De agora em diante, cada departamento STEM deve ter um contrato separado com a Microsoft, para atender aos seus usuários específicos.

 

Portanto, lamentamos o inconveniente,mas as modificações contratuais colocadas recentemente pela Microsoft não permite mais que continuemos a oferecer o serviço DreamSpark da maneira como vinha ocorrendo há anos.

 

Atenciosamente

Agosto/2013

NCE / Instituto Tércio Pacitti

 

Palestra da Semana