Composicao INSTITUCIONAL

Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais contribui para o domínio da tecnologia de computação no país através de sua atuação na pesquisa e no ensino de graduação e pós-graduação de Informática. Possui um corpo técnico altamente especializado, formado em grande parte por mestres e doutores, muitos deles internacionalmente reconhecidos.

Criado em 1967 a partir do Departamento de Cálculo Científico da COPPE, o antigo Núcleo de Computação Eletrônica atuou de forma marcante ao longo de sua história no âmbito acadêmico e administrativo da UFRJ, assim como na pesquisa, prestação de serviços, consultorias e projetos, estimulando o uso da informática nas diversas áreas do conhecimento. Este modo de funcionamento conferiu ao NCE uma vocação à computação aplicada presente até hoje.

Mesmo após desvincular-se, o envolvimento com a pós-graduação da COPPE se manteve. A participação ativa do NCE no ensino de graduação culminou na criação do Departamento de Ciência da Computação e do Curso de Informática, que, por questões administrativas, nasceu vinculado ao Instituto de Matemática.

Em 2010, ao se transformar em instituto especializado da UFRJ, o NCE prestou justa homenagem a um dos seus primeiros diretores, um pioneiro da computação no Brasil.

O NCE vem ampliando sua atuação na graduação. Foram criadas 28 disciplinas com o código do Instituto e a cada semestre são oferecidas em média 10 disciplinas ministradas por docentes e técnicos do NCE com titulação, que promovem atividades de iniciação científica, projetos de pesquisa e extensão.

Programas de pós-graduação lato sensu, em áreas como Segurança da Informação, Sistemas de Informação, Redes de Computadores e Tecnologias Aplicadas à Educação fazem parte do portfólio de cursos de especialização oferecidos ao longo dos anos, assim como os cursos que compõem o Cisco Networking Academy Program.