Joomla Template by Joomlaplates.com

InstagramFacebookTwitterYoutubeWikipedia

Logomarca do NCE

  • Início

Pesquisa

Composicao PESQUISAA atividade de pesquisa do NCE está organizada em grupos formados por técnicos, docentes e discentes (estagiários e bolsistas), tendo como objetivos a pesquisa teórica e ou aplicada e o desenvolvimento de artefatos tecnológicos atrelados a uma determinada área de conhecimento.

A participação dos líderes desses grupos nas diferentes dimensões do ensino no NCE, oferecendo disciplinas afins à temática de investigação, gera significativa produção acadêmico-científica, mapeada em artigos e orientações. Atividades que se estendem à sociedade em geral também permeiam os grupos. Um exemplo é a área de Tecnologia Assistiva que desenvolve sistemas que permitem o uso do computador por pessoas com deficiência, gerando um grande alcance social.

O viés de aplicação da pesquisa do NCE, presente desde a sua gênese, é facilitador da articulação ensino-pesquisa-extensão, pois criou uma cultura institucional de que se aprende fazendo e para fazer, por conta das diversas complexidades do mundo real, é preciso pesquisar. Esta ainda é a dinâmica que baliza o funcionamento do NCE. Iniciativas práticas nesse sentido foram a criação do Condomínio de Projetos e o Centro de Inovação, que se propõem a ser espaços para projetos de extensão, inovação e empreendedorismo dentro do NCE.

Seguindo esta filosofia, o NCE hospeda no momento a Empresa Júnior do Curso de Ciência da Computação (EJCM); o Game Development Project (GDP); o Projeto de Desenvolvimento de Aplicativos Móveis (DEVMOB); o Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança (GRIS) e a Equipe Nautilus, que trabalha com veículos submarinos autônomos. Todos têm a oportunidade de interagir com a equipe do NCE, possibilitando uma dimensão prática do aprendizado.