EaD
O objetivo do Instituto Tércio Pacitti é proporcionar o compartilhamento de conhecimento em EaD, fundado em mais de 30 anos de experiência em planejamento, produção e aplicação de cursos na modalidade a distância.
Visamos fomentar um ensino colaborativo com base em:
- Aprendizagem ativa e investigativa;
- Professor orientador e mediação ativa;
- Co-criação: discussão e construção de conhecimento;
- Avaliação: somativa, continuada, formativa e realizada colaborativamente
O NCE visa também fomentar a disseminação do conhecimento e de boas práticas em EaD, oferece cursos auto-instrucionais como, por exemplo os guias do aluno, do docente, do usuário externo. Além disso, presta serviço de consultoria e suporte a docentes interessados em disponibilizar cursos a distância.
Infraestrutura
O NCE possui infraestrutura de Ambiente Virtual de Aprendizagem, que atende uma parte da comunidade acadêmica da UFRJ, a saber:
- Servidor de Aplicação: Moodle; 04 Cores, 06 GB RAM, 610 GB de disco em uso.
- Servidor de Banco de Dados: PostgreSQL; 04 Cores, 6 GB RAM, 700 GB de disco em uso.
- Servidor de Aplicação: Moodle e MySQL; 64GB RAM, 03TB RAID 0+1.
- Servidor de Webconferência: 08 Cores, 16 GB RAM, 40 GB de disco em uso.
O corpo técnico utiliza ainda um conjunto de aplicações para apoiar o ensino remoto nas aulas de graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, tais como Google Drive, Classroom e Meet; Telegram e Whatsapp, email, Webex, Zoom, Microsoft Teams e SharePoint; e Sistema RNP.
Além dessas aplicações o NCE possui a Plataforma ActivUFRJ. Este ambiente colaborativo foi oficializado pela UFRJ em 2010. Ele é usado para apoiar grupos acadêmicos e de servidores técnicos administrativos na Universidade. A Plataforma já apoiou diversos cursos totalizando, aproximadamente, 107.040 usuários.
Iniciativa | Nível | Período | Alunos | Plataforma |
---|---|---|---|---|
Tonomundo | Extensão | 2010-2011 | 1000 | Tonomundo |
Educopédia | Extensão | 2010-2011 | 100.000 | Tonomundo-Educopédia |
ActivUFRJ | Extensão | 2010-atual | 3000 | ActivUFRJ |
Projeto Jeppeto | Extensão | 2011- 2013 | 200 | ActivUFRJ-Jeppeto |
Kwarwp | Extensão | 2010-atual | 400 | KWARWP |
Games Inteligentes | Graduação | 2010-atual | 1000 | ActivUFRJ |
Superpython | Extensão | 2013-atual | 200 | SUPERPYTHON |
SuperPython-Mirin | Extensão | 2013-atual | 100 | SUPERPYTHON |
Sistemas Educacionais Inteligentes | Graduação | 2014-atual | 200 | ActivUFRJ |
LABASE | Extensão | 2015-atual | 100 | ActivUFRJ |
Superpython Resgate | Extensão | 2016-atual | 50 | SUPERPYTHON |
SuperPython - SuPyGirls | Extensão | 2017-atual | 150 | SuPyGirls |
Fonoaudiologia Computacional | Graduação | 2017-atual | 40 | SuPyGirls |
Geringato | Extensão | 2016-atual | 10 | Arduino - Mindstorms |
Corpos em Debate | Graduação | 2016 | 20 | SUPERPYTHON |
Vitollino | Extensão | 2016-atual | 300 | SUPERPYTHON - SuPyGirls |
Circo Voador Python | Extensão | 2016-atual | 100 | SUPERPYTHON - SuPyGirls |
Crimes e Códigos | Graduação | 2017 | 20 | SUPERPYTHON - SuPyGirls |
Estruturas Internas Cognitivas Aprendentes | Graduação | 2017-atual | 100 | EICA |
Jogos Fonocomp | Graduação | 2018-atual | 20 | SuPyGirls - EICA |
Spekuloom | Graduação | 2019 | 30 | Spekuloom |
TOTAL | 107.040 |
Equipe
O Instituto possui um corpo técnico especializado atuando como professores presencialmente e online na comunidade acadêmica, bem como atuando no âmbito do Consórcio CEDERJ (UFRJ, UFF, UERJ, UENF E UFRRJ) em diversos cursos área de Ciência da Computação e Matemática.
A Tabela a seguir apresenta algumas das iniciativas de projetos na modalidade a distância realizadas pelo NCE nos últimos anos.
Iniciativa | Nível | Período | Número aproximado de alunos | Plataforma |
---|---|---|---|---|
|
Graduação | 2005-2 | 30 | Moodle + Big Blue Button |
|
Graduação | 2006-1 | 60 | Moodle + Big Blue Button |
|
Lato Sensu Semipresencial |
2008 | 600 | Moodle – NEAMI/UFF |
|
Lato Sensu | 2009 | 120 | Portal Educacional do Exército Brasileiro |
|
Extensão | 2009 | 450 | Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle |
|
Extensão | 2009 | 60.000 | Moodle |
|
Lato Sensu Semipresencial |
2010 | 32 | Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle |
|
Extensão | 2018-2020 | 500 | Moodle e YouTube |
|
Extensão | 2010 | 10.000 | Moodle
NEAMI/UFF |
|
Extensão | 2011 | 365 | Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle |
|
Extensão | 2011 | 50 | Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle |
|
Extensão | 2011/2012 | NA | Portal Educacional da Fundação Trompowsky |
|
Lato Sensu | 2012 | 392 | Proinfo – MEC |
|
Lato Sensu Semipresencial |
2012 | 31 | Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle |
|
Extensão | 2012 | 210 | PII – Plataforma do NCE |
|
Lato Sensu Semipresencial |
2012 | 300 | Portal Educacional da Fundação Trompowsky |
|
Extensão | 2012-2013 | 50 | Portal Educacional do Exército Brasileiro |
|
Extensão | 2013 | 215 | Plataforma Interativa para Internet (Pii) - Ferramenta criada no NCE |
|
Extensão | 2013 | 413 | Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle |
|
Extensão | 2013 | 2.128 | Plataforma Proinfo - MEC |
|
Lato Sensu Semipresencial |
2014 | 19 | Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle |
|
Extensão | 2014 | 1.008 | Plataforma Proinfo - MEC |
|
Extensão | 2014 | 1069 | Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle |
|
Extensão | 2014-2015 | 422 | Ambiente Virtual de Aprendizagem, MOODLE |
|
Extensão | 2015 | 267 | Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle |
|
Extensão | 2015-2016 | 1.449 | Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle |
|
Extensão | 2016 | 500 (previsão) | SharePoint, ClassRoom, Moodle |
|
Extensão | 2016 | 2.000(previsão) | SharePoint, ClassRoom, Moodle, BlackBoard |
|
Extensão | 2016 | 100 (previsão) | Moodle |
|
Extensão | 2016 | 223 | Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle |
|
Extensão | 2016 | 215 | Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle |
|
Extensão | 2016-2017 | 460 | Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle |
|
Extensão | 2017-2018 | 616 | Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle |
|
Extensão | 2017-2018 | 324 | Moodle do CECIERJ |
|
Extensão | 2018 | 251 | Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle |
Extensão | 2018.1 | 114 | Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle | |
Extensão | 2018.2 | 231 | Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle | |
|
Extensão | 2018
|
325 | Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle |
|
Extensão | 2018-2019 | 453 | Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle |
Extensão | 2018.2 | 48 | Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle | |
|
Extensão | 2019 | 802 | Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle |
Extensão | 2019 | 104 | Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle | |
|
Extensão | 2019 | 216 | Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle |
|
Extensão | 2019 | 85 | Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle |
|
Extensão | 2019.1 | 326 | Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle |
Extensão | 2019.1 | 186 | Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle | |
|
Extensão | 2019.2 | 315 | Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle |
|
Extensão | 2019 | 362 | Moodle do CECIERJ |
|
Extensão | 2020.1 | 330 | Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle |
Extensão | 2020.1 | 208 | Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle | |
Extensão | 2019 | 37 | Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle | |
Extensão | 2020 | 208 | Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle | |
|
Extensão | 2020.1 | 414 | Moodle do CECIERJ |
TOTAL |
89.665 |