Laboratórios de Pesquisa
Redes de Computação e Sistemas Distribuídos (LABNET)
Atua nas áreas de Ambientes Inteligentes, Segurança da Informação, Redes sem Fio, Redes de Sensores sem Fio e Internet das Coisas.
Laboratório de Pesquisas e Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva - TecnoAssist
O Laboratório TecnoAssist tem como objetivo pesquisar e desenvolver métodos e ferramentas de Tecnologia Assistiva voltados para a produção e transmissão de conhecimento nas dimensões da deficiência. As pesquisas estão direcionadas para o desenvolvimento e manutenção de ferramentas como: Dosvox, Braille Fácil, Prancha Fácil, Microfenix e Motrix (reconhecimento de voz). Além disso, o Lab. TecnoAssist realiza e executa o planejamento de cursos de tecnologias assistivas, na modalidade a distância, na área de formação de professores das redes públicas em todo território nacional, Portugal e África. Este laboratório desenvolve projetos com alunos de graduação, pós-graduação lato sensu e com o programa de Pós-graduação de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia/HCTE/UFRJ.
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Laboratório de Automação de Sistemas Educacionais (LABASE)
O LABASE se dedica à pesquisa e criação de ferramentas computacionais para desenvolvimento de uma educação eficiente, eficaz, humanizada, adaptativa e
evolutiva. As suas principais linhas de atuação são as Metodologias Ágeis de Desenvolvimento, a Programação Orientada a Objetos, a Neuropedagogia Computacional e Games Inteligentes.
Informática Aplicada à Educação (GINAPE)
Projetos de pesquisa e de desenvolvimento na área de Informática na Educação, o que se reflete em inúmeras publicações em forma de teses, dissertações ou trabalhos de final de curso, artigos e produtos (software educacionais).
Promove e/ou colabora para a realização de cursos de curta ou longa duração, lato ou stricto sensu, voltados para a capacitação dos professores no uso de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) em sua prática pedagógica.
Laboratório de Pesquisa em Tecnologias Educacionais e Sociais (SOCIALEDULAB)
Procura levar as pesquisas de ponta da área de Informática e Educação para a Sociedade. As principais linhas de atuação são: Inteligência Coletiva, Sistemas de Recomendação, Combinação Social, Reputação, Aprendizagem de Máquina e Sistemas Baseados em Conhecimento. O ActivUFRJ - Ambiente Colaborativo de Trabalho Integrado e Virtual da UFRJ é um dos projetos do grupo.
LabVad – Laboratório Virtual de Atividades Didática
Vinculado ao GINAPE – Grupo de Informática Aplicada à Educação, o LabVad propõe ações que contemplam as modalidades de pesquisa científica, pesquisa tecnológica e inovação pedagógica, elegendo como tema problematizador a Robótica Educacional.
Suas principais metas e ações envolvem:
Desenvolvimento de Hardware (PROTOLABVAD).
Desenvolvimento de Software (DUINOBLOCKS).
Formação e professores em RE (Modelo Hierárquico 3C).
Avaliação do impacto do uso da RE nas Escolas (Modelo ECO@E).
LIvRE - Laboratório de Inovação em Robótica Educacional
Foco em tecnologias e aplicações pedagógicas em Robótica Educacional, utilizando dispositivos de baixo-custo que permitem a interface homem-máquina.
Interfaces Cérebro Computador (LABBCI)
Pesquisa e inovação para a melhoria da qualidade de vida de portadores de deficiência através da utilização de Interfaces Cérebro-Computador.
Laboratórios de Métodos Avançados e Epistemologia (LAMAE)
Complexo de laboratórios representando um núcleo transdisciplinar de pesquisa científica e práticas criativas em arte, ciência e tecnologia que têm o interesse comum em investigar a possibilidade de que sistemas de regras semelhantes aproximem os campos de racionalização humana, unindo ciência, tecnologia (sobretudo as tecnologias digitais) e humanidades, e que seu conhecimento possa ajudar a compreender e controlar nossas capacidades criativas individuais e coletivas.
Computação e Finanças
Estuda a aplicação de técnicas computacionais para a gerência de ativos e a utilização de algoritmos para automatizar os processos de decisão e negociação de ativos (algo trading). Áreas como Machine Learning e Deep Learning estão entre as técnicas investigadas. Sem laboratório formalmente constituído, os contatos sobre a área de pesquisa devem ser direcionados aos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Laboratório CEDITEC (Centro de Direito e Tecnologia)
Grupo de pesquisa formado por professores e pesquisadores da Faculdade Nacional de Direito (FND), Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE), integrantes de outras unidades da UFRJ e pesquisadores externos. O grupo atua nas áreas de Direito Digital, Propriedade Intelectual e Direito do Entretenimento.
LabZero
Zero peso em redes neurais artificiais, Zero controle centralizado e Zero fronteiras entre paradigmas: Desenvolvimento de pesquisa pura e aplicada em Redes Neurais sem Peso, Algoritmos Distribuídos e Raciocínio Neuro-simbólico.
Trabalhos em andamento envolvem a adaptação do paradigma de redes neurais sem peso para modelagem de séries temporais (buscando contribuir para a modelagem epidemiológica da COVID-19), o estudo da melhoria da compreensão sobre inteligência artificial por parte do grande público e o estudo do uso da meditação para a melhoria do uso de interface cérebro-computador.
Espaço Alexandria
O Espaço Alexandria é uma iniciativa que tem o propósito de incentivar ações que conduzam a uma conquista ampliada do conhecimento científico, tecnológico, artístico e humanístico-cultural. É onde professores e alunos tornam-se criadores de inovação e avanço científico-cultural.
Na disciplina Mapas: Conhecendo o Cérebro e o Espaço, alunos desenvolvem projetos interdisciplinares com Inteligência Artificial e Neurociências aplicada à Educação e Tecnologias Sustentáveis.
Laboratório de Pesquisa Computacional em Economia Circular
O LABECC tem como objetivo investigar estratégias para desenvolver soluções sustentáveis de forma que sejam apoiadas por conhecimentos multidisciplinares, novos modelos de negócios, criatividade e ferramentas computacionais. Além disso, o tema é de grande relevância para o ecossistema global através da relação com o impacto de iniciativas tecnológicas (TI verde) sobre o meio ambiente e a geração de trabalho dentro das organizações. As principais áreas de atuação do laboratório são: Sistemas Colaborativos, Gestão do Conhecimento, Suporte à Decisão, Social Computing, Data Literacy, Sustentabilidade e Ciência Cidadão. Este laboratório desenvolve projetos com alunos de graduação, pós-graduação lato sensu e com os programas de Pós-graduação em Informática/PPGI/UFRJ e o Programa de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia/HCTE/UFRJ.
Email dos pesquisadores: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Laboratório Hipátia de História das Ciências, Inovações e Soluções
- Ensino, Pesquisa e Extensão integrando três vertentes:
- História Política da Ciência
- Concepção e Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas
- Humanidades aplicadas à Tecnologia e Inovação
O Laboratório atende principalmente os Cursos de Graduação em Exatas da UFRJ (como Graduandos das Engenharias e do Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra), o Programa de Pós-Graduação em História das Ciências, das Técnicas e da Epistemologia da UFRJ (Doutorado e Mestrado), e inovações tecnológicas para contínuo aprimoramento da missão do NCE junto ao alunado e sociedade.
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
GETI - Gestão Estratégica de TI
Grupo de pesquisa que tem por objetivo desenvolver conceitos, métodos, técnicas e ferramentas que permitam a gestão de TI. Na medida em que a economia mundial se globaliza e as relações comerciais entre as nações se intensificam, a busca por meios e ferramentas que possam oferecer vantagens competitivas para os produtos e serviços que as empresas instaladas no país comercializam deixa de ser uma atividade empresarial para se tornar objeto de preocupação de toda a sociedade. Vivemos em uma era onde a tecnologia da informação (TI) se tornou uma ferramenta para obtenção de vantagens competitivas em muitas áreas de negócio, tais como: no setor financeiro, nas telecomunicações, na indústria de defesa, na área de segurança, nas relações entre as empresas (e-business), nas relações com os clientes (e-commerce), na indústria de imagem e vídeo, no setor de ensino a distância, etc. Nestas áreas as empresas têm utilizado a TI para reduzir custos, aumentar a eficiência dos mais diversos tipos de processos de negócio e inovar, lançando de forma cada vez mais acelerada, produtos e serviços que captam a imaginação de seus clientes. Quanto mais as organizações se conscientizam do valor estratégico que a TI é capaz de oferecer para os negócios, mais fortes se tornam as exigências quanto ao retorno dos investimento.
E-mail do pesquisador responsável pelo grupo de pesquisa: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
HumânITas
Com as profundas alterações causadas pelo desenvolvimento da Tecnologia da Informação, temos nos deparado com novas formas de interação humana e novos modelos de negócio. A partir do estudo dos principais modelos de aceitação de tecnologia e das ferramentas de estratégia empresarial mais importantes, o grupo vem investigando novos usos e novas percepções quanto ao uso da tecnologia no cotidiano das pessoas. O grupo verifica também o papel da Tecnologia da Informação e sua interação e apoio à Estratégia Organizacional como propulsor de vantagem competitiva, e não apenas com um caráter operacional ou de redução de custos. A pesquisa tem ainda como objetivo verificar quais as novas demandas e a viabilidade de novas soluções para estas, enfatizando o impacto dos fatores humanos na adoção de novas tecnologias.