Joomla Template by Joomlaplates.com

InstagramFacebookTwitterYoutubeWikipedia

Logomarca do NCE

Laboratórios de Pesquisa

 

Redes de Computação e Sistemas Distribuídos (LABNET)

Atua nas áreas de Ambientes Inteligentes, Segurança da Informação, Redes sem Fio, Redes de Sensores sem Fio e Internet das Coisas.

Laboratório de Pesquisas e Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva - TecnoAssist

O Laboratório TecnoAssist tem como objetivo pesquisar e desenvolver métodos e ferramentas de Tecnologia Assistiva voltados para a produção e transmissão de conhecimento nas dimensões da deficiência. As pesquisas estão direcionadas para o desenvolvimento e manutenção de ferramentas como: Dosvox, Braille Fácil, Prancha Fácil, Microfenix e Motrix (reconhecimento de voz). Além disso, o Lab. TecnoAssist realiza e executa o planejamento de cursos de tecnologias assistivas, na modalidade a distância, na área de formação de professores das redes públicas em todo território nacional, Portugal e África. Este laboratório desenvolve projetos com alunos de graduação, pós-graduação lato sensu e com o programa de Pós-graduação de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia/HCTE/UFRJ.
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Laboratório de Automação de Sistemas Educacionais (LABASE)

O LABASE se dedica à pesquisa e criação de ferramentas computacionais para desenvolvimento de uma educação eficiente, eficaz, humanizada, adaptativa e

evolutiva. As suas principais linhas de atuação são as Metodologias Ágeis de Desenvolvimento, a Programação Orientada a Objetos, a Neuropedagogia Computacional e Games Inteligentes.

Informática Aplicada à Educação (GINAPE)

Projetos de pesquisa e de desenvolvimento na área de Informática na Educação, o que se reflete em inúmeras publicações em forma de teses, dissertações ou trabalhos de final de curso, artigos e produtos (software educacionais).

Promove e/ou colabora para a realização de cursos de curta ou longa duração, lato ou stricto sensu, voltados para a capacitação dos professores no uso de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) em sua prática pedagógica.

Laboratório de Pesquisa em Tecnologias Educacionais e Sociais (SOCIALEDULAB)

Procura levar as pesquisas de ponta da área de Informática e Educação para a Sociedade. As principais linhas de atuação são: Inteligência Coletiva, Sistemas de Recomendação, Combinação Social, Reputação, Aprendizagem de Máquina e Sistemas Baseados em Conhecimento. O ActivUFRJ - Ambiente Colaborativo de Trabalho Integrado e Virtual da UFRJ é um dos projetos do grupo.

LabVad – Laboratório Virtual de Atividades Didática

Vinculado ao GINAPE – Grupo de Informática Aplicada à Educação, o LabVad propõe ações que contemplam as modalidades de pesquisa científica, pesquisa tecnológica e inovação pedagógica, elegendo como tema problematizador a Robótica Educacional.

Suas principais metas e ações envolvem:

Desenvolvimento de Hardware (PROTOLABVAD).

Desenvolvimento de Software (DUINOBLOCKS).

Formação e professores em RE (Modelo Hierárquico 3C).

Avaliação do impacto do uso da RE nas Escolas (Modelo ECO@E).

LIvRE - Laboratório de Inovação em Robótica Educacional

Foco em tecnologias e aplicações pedagógicas em Robótica Educacional, utilizando dispositivos de baixo-custo que permitem a interface homem-máquina.

Interfaces Cérebro Computador (LABBCI)

Pesquisa e inovação para a melhoria da qualidade de vida de portadores de deficiência através da utilização de Interfaces Cérebro-Computador.

Laboratórios de Métodos Avançados e Epistemologia (LAMAE)

Complexo de laboratórios representando um núcleo transdisciplinar de pesquisa científica e práticas criativas em arte, ciência e tecnologia que têm o interesse comum em investigar a possibilidade de que sistemas de regras semelhantes aproximem os campos de racionalização humana, unindo ciência, tecnologia (sobretudo as tecnologias digitais) e humanidades, e que seu conhecimento possa ajudar a compreender e controlar nossas capacidades criativas individuais e coletivas.

Computação e Finanças

Estuda a aplicação de técnicas computacionais para a gerência de ativos e a utilização de algoritmos para automatizar os processos de decisão e negociação de ativos (algo trading). Áreas como Machine Learning e Deep Learning estão entre as técnicas investigadas. Sem laboratório formalmente constituído, os contatos sobre a área de pesquisa devem ser direcionados aos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Laboratório CEDITEC (Centro de Direito e Tecnologia)

Grupo de pesquisa formado por professores e pesquisadores da Faculdade Nacional de Direito (FND), Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE), integrantes de outras unidades da UFRJ e pesquisadores externos. O grupo atua nas áreas de Direito Digital, Propriedade Intelectual e Direito do Entretenimento.

LabZero

Zero peso em redes neurais artificiais, Zero controle centralizado e Zero fronteiras entre paradigmas: Desenvolvimento de pesquisa pura e aplicada em Redes Neurais sem Peso, Algoritmos Distribuídos e Raciocínio Neuro-simbólico.

Trabalhos em andamento envolvem a adaptação do paradigma de redes neurais sem peso para modelagem de séries temporais (buscando contribuir para a modelagem epidemiológica da COVID-19), o estudo da melhoria da compreensão sobre inteligência artificial por parte do grande público e o estudo do uso da meditação para a melhoria do uso de interface cérebro-computador.

Espaço Alexandria

O Espaço Alexandria é uma iniciativa que tem o propósito de incentivar ações que conduzam a uma conquista ampliada do conhecimento científico, tecnológico, artístico e humanístico-cultural. É onde professores e alunos tornam-se criadores de inovação e avanço científico-cultural.


Na disciplina Mapas: Conhecendo o Cérebro e o Espaço, alunos desenvolvem projetos interdisciplinares com Inteligência Artificial e Neurociências aplicada à Educação e Tecnologias Sustentáveis.

 

Laboratório de Pesquisa Computacional em Economia Circular

O LABECC tem como objetivo investigar estratégias para desenvolver soluções sustentáveis de forma que sejam apoiadas por conhecimentos multidisciplinares, novos modelos de negócios, criatividade e ferramentas computacionais. Além disso, o tema é de grande relevância para o ecossistema global através da relação com o impacto de iniciativas tecnológicas (TI verde) sobre o meio ambiente e a geração de trabalho dentro das organizações. As principais áreas de atuação do laboratório são: Sistemas Colaborativos, Gestão do Conhecimento, Suporte à Decisão, Social Computing, Data Literacy, Sustentabilidade e Ciência Cidadão. Este laboratório desenvolve projetos com alunos de graduação, pós-graduação lato sensu e com os programas de Pós-graduação em Informática/PPGI/UFRJ e o Programa de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia/HCTE/UFRJ.
Email dos pesquisadores: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Laboratório Hipátia de História das Ciências, Inovações e Soluções

  • Ensino, Pesquisa e Extensão integrando três vertentes:
  • História Política da Ciência
  • Concepção e Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas
  • Humanidades aplicadas à Tecnologia e Inovação

O Laboratório atende principalmente os Cursos de Graduação em Exatas da UFRJ (como Graduandos das Engenharias e do Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra), o Programa de Pós-Graduação em História das Ciências, das Técnicas e da Epistemologia da UFRJ (Doutorado e Mestrado), e inovações tecnológicas para contínuo aprimoramento da missão do NCE junto ao alunado e sociedade.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Laboratório Projeto ComAcess

Na Sociedade da Comunicação interagimos com as tecnologias para realizar diversas tarefas cotidianamente (estudar, comprar, trabalhar etc). Ao mesmo tempo que esses recursos podem nos trazer conforto, também podem ser inacessíveis a uma parcela da população (como por exemplo pessoas com deficiência, idosos, entre outros). Nesse sentido, a visão do Projeto ComAcess NCE/UFRJ relaciona-se à ampliação da Comunicação Acessível (física e virtual) no Brasil. Nessa perspectiva, o Projeto ComAcess visa oferecer uma comunicação para todos, a partir do desenvolvimento de artefatos comunicacionais acessíveis e tem como missão contribuir para uma sociedade mais inclusiva através da interlocução entre a pesquisa, ensino e extensão.
Coordenação: Daniela Cardoso Tavares Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

GETI - Gestão Estratégica de TI

 

Grupo de pesquisa que tem por objetivo desenvolver conceitos, métodos, técnicas e ferramentas que permitam a gestão de TI. Na medida em que a economia mundial se globaliza e as relações comerciais entre as nações se intensificam, a busca por meios e ferramentas que possam oferecer vantagens competitivas para os produtos e serviços que as empresas instaladas no país comercializam deixa de ser uma atividade empresarial para se tornar objeto de preocupação de toda a sociedade. Vivemos em uma era onde a tecnologia da informação (TI) se tornou uma ferramenta para obtenção de vantagens competitivas em muitas áreas de negócio, tais como: no setor financeiro, nas telecomunicações, na indústria de defesa, na área de segurança, nas relações entre as empresas (e-business), nas relações com os clientes (e-commerce), na indústria de imagem e vídeo, no setor de ensino a distância, etc. Nestas áreas as empresas têm utilizado a TI para reduzir custos, aumentar a eficiência dos mais diversos tipos de processos de negócio e inovar, lançando de forma cada vez mais acelerada, produtos e serviços que captam a imaginação de seus clientes. Quanto mais as organizações se conscientizam do valor estratégico que a TI é capaz de oferecer para os negócios, mais fortes se tornam as exigências quanto ao retorno dos investimento.

E-mail do pesquisador responsável pelo grupo de pesquisa: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

HumânITas

 
Com as profundas alterações causadas pelo desenvolvimento da Tecnologia da Informação, temos nos deparado com novas formas de interação humana e novos modelos de negócio. A partir do estudo dos principais modelos de aceitação de tecnologia e das ferramentas de estratégia empresarial mais importantes, o grupo vem investigando novos usos e novas percepções quanto ao uso da tecnologia no cotidiano das pessoas. O grupo verifica também o papel da Tecnologia da Informação e sua interação e apoio à Estratégia Organizacional como propulsor de vantagem competitiva, e não apenas com um caráter operacional ou de redução de custos. A pesquisa tem ainda como objetivo verificar quais as novas demandas e a viabilidade de novas soluções para estas, enfatizando o impacto dos fatores humanos na adoção de novas tecnologias.