Joomla Template by Joomlaplates.com

InstagramFacebookTwitterYoutubeWikipedia

Logomarca do NCE

Infraestrutura Física e Equipamentos

Composicao INFRAESTRUTURAO Instituto Tércio Pacitti conta com uma estrutura física e tecnológica que comporta suas atividades, resultado, de investimentos próprios realizados ao longo dos anos.

O uso dos espaços coletivos é compartilhado pelos programas de pós-graduação, pelos programas lato sensu, pelas disciplinas da graduação oferecidas pelo próprio NCE e pelas demais atividades internas da instituição. Um sistema de reservas desenvolvido especificamente para este fim gerencia o compartilhamento de seus espaços pelos diversos usuários.

O NCE possui anfiteatros, salas de aula para pequenos grupos e laboratórios, de diversas naturezas, que abrigam as atividades dos grupos de pesquisa, as atividades de extensão da instituição, dentre outros. Há também laboratórios dedicados exclusivamente à acessibilidade, que abrigam o desenvolvimento de tecnologias que facilitam a qualidade de vida de pessoas com necessidades especiais e a inclusão digital.

O NCE também dispõe de sala de estudos para os alunos de pós-graduação. Todos os espaços possuem sinal de rede sem fio (wi-fi) disponível aos visitantes e à comunidade acadêmica.

Além desses, há laboratórios alocados às pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) e do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE).

A Sala de Sistemas do NCE é um espaço físico com características específicas e apropriadas à instalação e operação de sistemas computacionais cuja operação é crítica. Atualmente, a sala de sistemas abriga servidores onde são processados os serviços administrativos da UFRJ, mas também os servidores do próprio NCE que, além de armazenarem páginas web de Unidades da UFRJ, processam alguns sistemas computacionais de suporte à comunidade universitá- ria, cuja atividade permanece na instituição. Também nessa sala são hospedados equipamentos físicos de algumas unidades da UFRJ, na forma de “colocation”, aproveitando os recursos de refrigeração e energia elétrica desse ambiente.