Museu da Computação

Composicao MUSEU DA COMPUTACAOPrograma de Pós-Graduação em Informática (PPGI/UFRJ), o Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática (DCC/IM/UFRJ) e o Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE/UFRJ) criaram o Museu da Computação da UFRJ, iniciativa apoiada pelo Museu Nacional e pela Divisão de Memória Institucional/SIBI da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O Museu busca resgatar a memória institucional e preservar uma história de pioneirismo e inovação, apresentando artefatos tecnológicos construídos dentro dos laboratórios de pesquisa em um período em que o país, e, em especial a UFRJ, mostrou sua capacidade de desenvolvimento tecnológico e teve fundamental participação na nascente indústria nacional de Informática.

Mais do que apresentar peças, o Museu quer mostrar a história da construção de uma identidade nacional na área de Computação e expor os frutos do conhecimento que foi produzido na UFRJ. Os artefatos, oriundos das décadas de 1970, 1980 e 1990, compõem seu acervo.

O lançamento do Marco Zero do Museu da Computação aconteceu em 2017, como uma das iniciativas de comemoração dos 50 anos do NCE. Desde então, o Museu busca parcerias e patrocínios para dar prosseguimento ao seu projeto, o que envolve obras de readequação do espaço, compra de mobiliário, pagamento de bolsas, entre outras despesas.

O Museu da Computação da UFRJ abre para visitas guiadas previamente agendadas. O contato deve ser feito através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..