Quem Somos

O Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE/UFRJ) é um instituto especializado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que tem por objetivo contribuir de forma inequívoca para o domínio da tecnologia de computação no país através de sua atuação na pesquisa e no ensino de graduação e pós-graduação de Informática. Para isso, conta com um corpo técnico altamente especializado, formado por profissionais treinados nas mais conceituadas escolas de Informática do Brasil e do exterior.

Criado ao final dos anos 60 a partir do Departamento de Cálculo Científico da COPPE, o antigo Núcleo de Computação Eletrônica (transformado em Instituto Tércio Pacitti em novembro de 2010), atuou de forma marcante ao longo de sua história no âmbito acadêmico e administrativo da UFRJ, assim como na pesquisa, prestação de serviços, consultorias e projetos, estimulando o uso da informática nas diversas áreas do conhecimento. O NCE/UFRJ foi um dos grandes responsáveis pela concepção do curso de graduação em Informática, apoiando a criação do Departamento de Ciência da Computação no Instituto de Matemática, ministrando aulas para os alunos e orientando seus projetos de final de curso. Preocupou-se em dar diretrizes para a computação da UFRJ, viabilizando a instalação e manutenção de equipamentos e infra-estrutura computacional em várias Unidades. Desenvolveu sistemas para gestão da vida acadêmica e do quadro social da UFRJ, sempre procurando integrar o desenvolvimento com as pesquisas de ponta feitas em seus laboratórios, formando estagiários da UFRJ.

O NCE/UFRJ procurou acompanhar as tendências acadêmicas e a evolução da Informática de modo a atualizar e ampliar suas funções, passando a se preocupar cada vez mais com o ensino, pesquisa, desenvolvimento e programas de extensão. Atua na Pós-Graduação Stricto Sensu há mais de 10 anos. O Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI/UFRJ), parceria com o Departamento da Ciência de Computação do Instituto de Matemática, conta com cerca de 550 dissertações e 40 teses defendidas, tendo tido seu doutorado aprovado em 2010. No Lato Sensu, tem cursos reconhecidos no mercado e na academia. Desde 2001, possui convênio com a Cisco Systems, através do Programa Cisco Networking Academy. Atua capacitando instrutores das Academias Regionais e Locais, ministrando cursos na área de Redes de Computadores (nível médio a avançado) a alunos de graduação e à comunidade acadêmica.

Na Extensão, o projeto de inclusão digital de portadores de deficiência visual e motora tem reconhecimento internacional, já tendo recebido vários prêmios. O DOSVOX, software que provê aos deficientes visuais a iteração com o computador através de síntese de voz, conta com cerca de 20.000 usuários no Brasil e America Latina. Através MOTRIX, deficientes motores usam o computador apenas por comandos de voz, o que permite sua inserção no mercado de trabalho.

Projetos pioneiros com ênfase em eletrônica digital, arquitetura de computadores, sistemas operacionais, redes de computadores, micro-processadores, sistemas complexos e multimídia atestam o desenvolvimento tecnológico empreendido pelo NCE/UFRJ ao longo do tempo, sempre direcionado para as áreas de vanguarda da pesquisa.

O Instituto Tércio Pacitti de Aplicações Computacionais (NCE/UFRJ) conta com um regimento aprovado pelo Conselho do CCMN e aguarda sua aprovação pelo CONSUNI. Também conta hoje com um colegiado formado por representantes das diversas categorias de seu quadro social, eleitos por voto universal: o Conselho Deliberativo.

Na missão descrita em seu regimento, o Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE/UFRJ), que atua na área de Tecnologia da Informação, continuará exercendo atividades no ensino, na pesquisa, no desenvolvimento e na extensão.