HACKATHON 2025
O Hackathon 2025 é uma competição que faz parte do NCE de Portas Abertas 2025, evento anual do Instituto Tércio Pacitti direcionado à comunidade acadêmica e ao público externo.
O Hackathon 2025 é uma competição que faz parte do NCE de Portas Abertas 2025, evento anual do Instituto Tércio Pacitti direcionado à comunidade acadêmica e ao público externo.
Com o tema "IA e a Humanidade em Conexão – O que vai sobrar de humano em nós?", o Instituto Tércio Pacitti (NCE/UFRJ) convida você para uma jornada de reflexão, inovação e experimentação no NCE de Portas Abertas 2025.
O evento anual, este ano em sua quarta edição, acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro de 2025, propondo um diálogo aberto sobre os impactos da Inteligência Artificial nas dimensões humanas: ética, cultura, trabalho, afeto e identidade.
Além de palestras e painéis com especialistas das áreas de computação e ciências humanas, o evento contará com um hackathon para equipes de alunos de graduação, apoiado pela empresa TechBiz. Também estão programadas oficinas oferecidas pelas equipes de competição sediadas no NCE.
Acompanhe o site e as redes sociais do NCE e fique de olho na programação do evento!
Com o tema "IA e a Humanidade em Conexão – O que vai sobrar de humano em nós?", o Instituto Tércio Pacitti convida a comunidade acadêmica e o público em geral para uma jornada de reflexão, inovação e experimentação no NCE de Portas Abertas 2025, que acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro de 2025.
O evento anual organizado pelo NCE, este ano em sua quarta edição, propõe um diálogo aberto sobre os impactos da Inteligência Artificial nas dimensões humanas: ética, cultural, econômica, afetiva e suas implicações sobre a identidade.
A palestra de abertura do evento, intitulada "A Era da Inteligência Artificial: Oportunidades e Riscos", será ministrada pelo professor Ronaldo Mota, titular da Cátedra de Inteligência Artificial e Metacognição do Colégio Brasileiro de Altos Estudos, e será moderada pela professora do NCE Priscila Machado Vieira Lima.
A programação contará com dois painéis com especialistas das áreas de computação e ciências humanas e terá como temas: IA e o Humano e IA e a Humanidade em Conexão. A ideia é explorar como tecnologias tais como IA generativa, computação quântica e sistemas inteligentes vêm moldando os futuros possíveis e quais caminhos podemos trilhar para garantir que a inovação tecnológica esteja a serviço da dignidade humana, da inclusão e da criatividade coletiva.
Além disso, haverá um workshop que contará com a participação de representantes das equipes de competição sediadas no NCE e um hackathon para equipes de alunos de graduação, cujo desafio irá focar em ideias para a área de Segurança Pública, patrocinado pela empresa parceira TechBiz.
Em breve a programação completa será divulgada. Para não perder nenhuma novidade, acompanhe o NCE através das redes sociais e do site oficial.
Venha refletir, experimentar e imaginar conosco!
O Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE/UFRJ) convida você — estudante ou profissional da área de tecnologia da informação — para o bate-papo “Formação e Carreiras em Cybersecurity: Mitos, Verdades e Desafios!”.
Nesta oportunidade única, Gustavo Alves, coordenador da pós-graduação MSI em Cybersecurity do NCE/UFRJ, realizará uma palestra sobre o cenário atual e o futuro da segurança da informação. Ao lado de Cláudio Miceli, também coordenador da pós-graduação MSI em Cybersecurity do NCE/UFRJ, ele receberá José Fontenelle, Trust Advisor & Business Development Manager, reconhecido internacionalmente e detentor de certificações como C|CISO, CISM, CISSP, CEH, CISA, CRISC, CGEIT e CDPSE. O convidado especial abordará as diversas possibilidades de atuação profissional em uma área em constante expansão.
O evento online será transmitido pelo Youtube do NCE no dia 04 de novembro de 2025, às 19 horas e dará direito a certificado de participação.
Garanta sua vaga: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSesNx6m-uBXU0K6eLZI2hLSjugcJiThxy38Vz3OwKZ6aa4Y-w/viewform?usp=header
Venha descobrir os mitos, verdades e desafios que moldam as carreiras em Cybersecurity com quem entende do assunto!
Marcos Borges, professor emérito da UFRJ, irá proferir palestra no próximo dia 23 de outubro falando sobre “Como a Tecnologia da Informação Contribui para Reduzir os Efeitos dos Desastres Naturais”.
Os desastres têm se tornado cada vez mais frequentes, causando perdas humanas, materiais e ambientais sem precedentes na história recente da humanidade. Embora alguns desastres ainda não possam ser evitados, a maioria tem origem em ações humanas — conscientes ou não — e pode ser prevenida ou ter seus impactos reduzidos por meio de medidas adequadas. Os impactos mais evidentes dos desastres costumam receber destaque na mídia, que os apresenta principalmente em números de vidas perdidas, prejuízos econômicos e extensão das áreas afetadas.
Nesta palestra, o pesquisador vai mostrar como a tecnologia da informação pode contribuir para a identificação, mitigação e a redução dos impactos dos desastres sociais, auxiliando o governo e a sociedade em geral na sua gestão.
Marcos Borges é Professor Emérito do Instituto de Computação da UFRJ, analista de sistemas e pesquisador aposentado do NCE. Desde 2002, passou a se dedicar ao estudo e desenvolvimento de soluções para apoio à gestão de desastres, com dezenas de trabalhos publicados sobre o tema. Em 2016, foi eleito membro do Conselho da ISCRAM (Information Systems for Crisis Response and Management Association), atuando como Vice-Presidente e Presidente entre 2017 e 2019. Atualmente, integra o Grupo de Trabalho 5.15 da IFIP, que aborda o uso de Tecnologias da Informação na Redução de Riscos de Desastres.
A palestra acontecerá às 10h, no Auditório Maria Irene Mello do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE/UFRJ), localizado no Prédio do CCMN.