I Workshop de Colaboração Online 2020
O I Workshop de Colaboração Online 2020, evento apoiado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), acontecerá de 5 a 7 de outubro de 2020. O evento tem o objetivo de reunir a comunidade de pesquisadores, organizações, instituições de ensino e empresas interessadas no tema de Colaboração Online, fomentando a troca de experiências, criação de redes de colaboração e desenho de pesquisas nas áreas de Sistemas Colaborativos e Computação Social, tendo como foco a colaboração multidisciplinar realizada de forma virtual. A professora Adriana Vivacqua (PPGI/UFRJ) integra a Coordenação Geral e Angélica Dias (NCE), o Comitê Organizador do evento.
Seguem os trabalhos de pesquisa aceitos para apresentação no Workshop, realizados, em parceria, com os alunos do Departamento de Ciência da Computação (DCC), Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra (BCMT) e Programa de Pós-graduação em Informática (PPGI).
"Drone ao Resgate: apoio para respostas a emergências"
Este projeto apresenta uma ferramenta de apoio à tomada de decisão no contexto de emergências de forma colaborativa. Disponibiliza informações confiáveis do cenário de emergência para análise de outros usuários; contribuindo para otimizar o tempo de resposta à emergência e tornar as ações mais efetivas.
Autores: Maria José Patino Villamizar, BCMT/UFRJ; Henrique Romano, DCC/UFRJ; Ivison Rubim, PPGI/UFRJ; Juliana B. S. França, UFRRJ/DECOMP; Angélica F. S. Dias, PPGI/HCTE/UFRJ; Marcos R. S. Borges, TECNUM
"Economia Circular: desafio e oportunidades colaborativas durante a Covid 19"
O trabalho tem como objetivo investigar a economia circular dentro das organizações da área de saúde, apoiado em Sistemas Colaborativos, pois acreditamos que os benefícios da EC podem ser potencializados pelo uso da colaboração, cooperação, comunicação e percepção (Pimentel, 2011).
Autores: Marcela Oliveira França, BCMT/UFRJ; Theresa Badu de Araújo Ferreira, BCMT/UFRJ; Angélica F. S. Dias, NCE/UFRJ; Juliana B. S. França, UFRRJ.
"Carta para Literacia"
Como podemos medir a literacia de dados de estudantes? Levantou-se esta pergunta de pesquisa a partir da percepção de que dados tem sido massivamente gerados por indivíduos, grupos e organizações através de diversas fontes, formatos e intenções (Nicolaci-da-Costa e Pimentel, 2011) e que é de importância vital para a democracia capacitar pessoas para exercerem sua cidadania através do domínio da literacia de dados, uma vez que não existe referência expressa na Base Nacional Comum Curricular que apoie o desenvolvimento de habilidades voltadas para a literacia de dados.
Autores: Luciana Brito (PPGI/UFRJ); Adriana Vivacqua (PPGI/UFRJ); Juliana França (PPGI/UFRRJ) e Angélica Dias (NCE/PPGI/UFRJ)
"Formação de Redes e Comunidades de Apoio"
Este artigo discorre sobre dois desafios para sistemas colaborativos, ambos relacionados a distância entre pares. A medida que mais colaboradores estão online e fisicamente distantes, torna-se mais difícil encontrar seus pares e formar comunidades.
Autores Juliana B.S França (UFRRJ), Angélica F.S Dias(NCE/UFRJ) e Adriana S. Vivacqua (PPGI/UFRJ)
"Lab Social: Laboratório de Estudos em Tecnologias de Interação e Colaboração"
Autores: Adriana Vivacqua (PPGI/UFRJ); Juliana França (PPGI/UFRRJ) e Angélica Dias (NCE/PPGI/UFRJ; Marcos R.S. Borges (TECNUM)