Joomla Template by Joomlaplates.com

InstagramFacebookTwitterYoutubeWikipedia

Logomarca do NCE

O NCE E O APOIO AO ENSINO REMOTO DA UFRJ

Desde o início da pandemia pelo coronavírus, o Instituto Tércio Pacitti mostrou competência para apoiar a UFRJ em suas necessidades na área de tecnologia. Este apoio se materializou inicialmente com a participação dos servidores José Antonio Borges e Angélica Fonseca da Silva Dias no Grupo de Trabalho Formas Alternativas de Ensino Remoto, coordenado pelo vice-reitor, Carlos Frederico Leão Rocha. Antonio e Angélica também participaram do GT de Acessibilidade à convite da diretora da DIRAC, Amélia Almeida.

A partir deste envolvimento inicial, houve uma série de desdobramentos que levaram a uma efetiva contribuição do NCE, principalmente nas questões relativas ao ensino remoto e ao Período Letivo Excepcional, o PLE.

A seguir, as principais ações do NCE:

  • Criação do Grupo de Trabalho interno sobre Ensino Online, composto por Angélica Fonseca, Ricardo Caiado, Alexandre Bento, Carlos Mendes, Henrique Serdeira, Júlio Silveira e Sérgio Guedes. O grupo ofereceu orientação sobre vantagens e desvantagens das plataformas de ensino remoto e seu trabalho subsidiou a preparação do Guia da UFRJ para o Ensino Remoto Emergencial, material disponibilizado pela Reitoria da UFRJ >em julho.
  • Treinamentos voltados para todos os docentes e técnicos administrativos da UFRJ no uso da plataforma Moodle AVA UFRJ, através de lives. Também foram realizadas ações especialmente voltadas para o CCMN, CT, CCS e Faculdade de Direito. No total, foram realizados 10 treinamentos que capacitaram 1069 pessoas. Servidores envolvidos: Ricardo Caiado, Alexandre Bento e Monica Ribeiro. Em paralelo aos treinamentos ao vivo, foi criado um curso básico sobre o Moodle para docentes e alunos, e uma área na plataforma de Suporte e Consultoriaonde os professor na internet. Servidores envolvidos: Ricardo Caiado e Alexandre Bento. Essas atividades contaram ainda com o apoio dos servidores Claudia Simone e Rodrigo Rangel.
  • Treinamentos ao vivo voltados para a comunidade de servidores, docentes e técnicos da UFRJ no uso da plataforma Microsoft Teams (120 participantes) e treinamentos em Teams direcionados à Faculdade Nacional de Direito (106 participantes) e ao CCMN (56 participantes), entre julho e setembro de 2020. Servidores envolvidos: Júlio Tadeu, Angélica Dias, Marcos Fialho.
  • Live sobre direito de imagem e outras questões legais relacionadas ao tema do ensino remoto: Servidor envolvido: Carlos Mendes.

O Instituto Tércio Pacitti, através do trabalho do servidor Carlos Frederico Paresque de Araújo, também atendeu às demandas da Decania do CCMN:

  • Criação do domínio @ ccmn.ufrj.br no Office365.
  • Criação das primeiras contas da Decania e da administradora no domínio.
  • Treinamento sobre administração Office365 e Teams
  • Ativação do Youtube no domínio @ ccmn.ufrj.br no GSuite e informações sobre criação de canais no Youtube

No início do PLE, houve um importante trabalho de suporte que envolveu os servidores Carlos Mendes, Fabio David, Sergio Guedes e Frank Ricetta que atuaram nos picos de demanda do sistema AVA. Mesmo estando no limite de sua capacidade de infraestrutura e de pessoal, o NCE empreendeu um esforço e trabalhou em regime de 24h x 7 dias, para atender a toda UFRJ. Nesses primeiros dias, a plataforma que recebia de 2.000 a 3.000 alunos/dia passou a atender entre 12.000 e 13.000 usuários/dia, com picos de 17.000 usuários simultâneos por dia.

Durante o PLE, 765 cursos de graduação utilizaram o Moodle AVA UFRJ, totalizando 5.069 alunos atendidos. No período 2020-1, iniciado em 30 de novembro, houve um aumento de cerca de 30% na utilização da plataforma, com 1006 cursos de graduação cadastrados, atendendo a aproximadamente 15.000 alunos.

Com o AVA UFRJ sendo a solução tecnológica para tantos cursos, há uma demanda premente por questões básicas que garantam o funcionamento do sistema de forma ininterrupta. O NCE vem interagindo com a administração central para que os sistemas de suporte elétrico (nobreak e gerador) que atendem à Sala de Sistemas funcionem de forma a garantir o fornecimento do serviço, pois, a demora no retorno do mesmo em caso de falta de energia pode comprometer, por exemplo, as avaliações que estejam em andamento naquele momento.

Em seus 10 anos como instituto especializado da UFRJ, comemorados em novembro, o NCE vem abrindo novas frentes de atuação acadêmica, sem deixar de apoiar a Universidade em suas demandas e sempre focado em sua vocação: a computação aplicada e suas conexões sociais.

Para manter a qualidade de seus serviços e o atendimento a toda a comunidade universitária, o Instituto Tércio Pacitti espera contar com o apoio e a pronta atuação da Reitoria no sentido de fornecer o aporte de investimentos em infraestrutura técnica e de pessoal necessários ao seu funcionamento.