Joomla Template by Joomlaplates.com

InstagramFacebookTwitterYoutubeWikipedia

Logomarca do NCE

Games Inteligentes - Pontes para o conhecimento

O projeto de extensão Super Games Mirim, sob coordenação da docente do NCE, professora Carla Verônica Marques, trabalha há 4 anos com crianças e jovens com altas habilidades. Eles são estudantes de 7 a 21 anos de escolas públicas do Rio de Janeiro que vivem em situação de risco social. Junto com alunos de graduação e pós-graduação da UFRJ reunidos em outro projeto de extensão – Games Inteligentes – o grupo desenvolve tecnologias assistivas na forma de games para auxiliar a aprendizagem de crianças com deficiência.


A parceria com a Universidade Federal do Sul da Rússia, firmada recentemente, oportunizou a participação dos alunos e pesquisadores vinculados aos dois projetos no hackathon internacional CyberGarden. Juntos, os dois grupos desenvolvem games digitais e jogos Inteligentes com tecnologias integradas, em especial IoT, com o objetivo de criar cibernéticas da aprendizagem como próteses cognitivo-linguísticas. Através da parceria com a universidade russa, apoiada pela União Europeia, o game “Roda da Linguagem” será aplicado em Angola e Moçambique, países africanos de língua Portuguesa que possuem alto índice de analfabetismo de crianças. A partir desta prova de conceito, o grupo de pesquisadores espera provar que os jogos inteligentes podem contribuir para uma mudança de paradigma na educação.


No último dia 26 de junho, a Band TV fez uma reportagem onde apresenta o trabalho da professora Carla Verônica, coordenadora do Laboratório de Games Inteligentes (LAGINT/NCE/UFRJ/MCTI). O LAGINT tem a chancela da Sociedade Brasileira de Computação.


Link para a notícia da Band: https://youtu.be/gTpn7ObBv3M


Mais informações sobre as atividades do Laboratório de Games Inteligentes: https://activufrj.nce.ufrj.br/wiki/labase/home e https://abrapabr.org.br/


Email para contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.