Joomla Template by Joomlaplates.com

InstagramFacebookTwitterYoutubeWikipedia

Logomarca do NCE

NOVA FUNCIONALIDADE AVALIATIVA NO AVA @ UFRJ

A equipe do Instituto Tércio Pacitti responsável pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA @ UFRJ, composta por Ricardo Caiado, Alexandre Bento, Mônica Ribeiro, Claudia Simone e Rodrigo Madureira, pesquisa regularmente novas funcionalidades que possam agregar valor ao uso do sistema. Nos últimos dias, a equipe acrescentou mais uma opção de atividade avaliativa: Questionário Adaptativo. Recentemente, este tipo de questionário passou por uma atualização que o tornou compatível com o AVA.

A atividade "Questionário Adaptativo" permite que um professor crie avaliações que medem com eficiência as habilidades dos alunos. Os questionários adaptativos são compostos por questões selecionadas do Banco de Questões que são marcadas, através de uma "tag", com uma pontuação de sua dificuldade. As questões são escolhidas para corresponder ao nível de habilidade estimado do aluno. Se o aluno obtiver sucesso em uma questão, uma questão mais desafiadora é apresentada a seguir. Se o aluno responder a uma pergunta incorretamente, uma questão menos desafiadora é apresentada a seguir. Essa técnica se desenvolverá em uma sequência de questões convergindo para o nível de habilidade efetiva do aluno. O questionário é interrompido quando a habilidade do aluno é determinada com a precisão necessária.

Para maiores informações acesse "https://moodle.org/plugins/mod_adaptivequiz"

Observações importantes:

1.  Todas as questões que forem utilizadas em um Questionário Adaptativo deverão possuir uma "tag"no formato "adpq_n", onde "n" varia de "1" a "999". Por exemplo, "adpq_1", "adpq_5", "adpq_18", "adpq_55", "adpq_268", etc.
  2. Caso alguma questão selecionada para fazer parte de um Questionário Adaptativo não possuir uma "tag" com a sintaxe correta aparecerá uma mensagem de erro.
  3. Quanto mais baixo o valor de "adpq_n" o algoritmo entende como uma questão de menor complexidade. Quanto mais alto o valor de "adpq_n" o algoritmo entende como uma questão de maior complexidade.
  4.  As "tags" numeradas de "adpq_1" a "adpq_999" já foram criadas no ambiente virtual.

Dúvidas a respeito da nova funcionalidade devem ser encaminhadas ao Suporte AVA Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..