XXIII Encontro Brasileiro de Usuários de Dosvox 2022

Está confirmada a nova data de realização do XXIII Encontro Brasileiro de Usuários de Dosvox. Esta edição do Encontro Brasileiro destinado à inclusão de Pessoas com Deficiência Visual para trabalhar com dispositivos desktop e laptop, utilizando a tecnologia assistiva DOSVOX, acontecerá na cidade de Recife no período de 12 a 15 de outubro de 2022. Um dos destaques deste ano será a apresentação de uma ferramenta de educação matemática integrada envolvendo computação e braille.

O Encontro Nacional de Usuários de Dosvox é realizado há mais de duas décadas, tendo o último desses encontros ocorrido em 2019 na cidade de Curitiba - PR, envolvendo pessoas cegas e com baixa visão, familiares e profissionais que se reúnem para discutir os aspectos e as inovações desta ferramenta inclusiva, destinada a este segmento.

A cada ano, através de eleição democrática, é escolhida uma cidade para sediar o evento. A cidade de Recife foi indicada para sediar o XXIII Encontro e a escolha foi ratificada por meio de eleição efetuada na lista VOXTEC em novembro de 2019. Entretanto, em razão da pandemia de COVID'19 os encontros foram suspensos nos dois últimos anos.

Este ano o evento está sendo coordenado pela Associação Pernambucana de Cegos - APEC, e tem à frente seu Presidente José Diniz Júnior, pessoa cega e histórico militante do segmento da pessoa com deficiência.

São Parceiros do XXIII Encontro Nacional de Usuários do Dosvox: a Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, através do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais - NCE, a Diretoria de Educação Especial do Ministério da Educação do Brasil (MEC), o Governo do Estado de Pernambuco, a Prefeitura da Cidade do Recife e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência - COMUD/Recife

Segundo o Coordenador do Projeto DOSVOX e Vice-Diretor do NCE, José Antonio dos Santos Borges, a iniciativa do Ministério da Educação de apoiar dois grandes eventos em datas próximas e na mesma cidade, a Reunião da Comissão Brasileira do Braille - CBB e o XXIII Encontro DOSVOX, ambos com enorme importância no tocante à melhoria das perspectivas educacionais e culturais das pessoas com deficiência visual no Brasil, facilitará a participação dos conselheiros da CBB no Encontro Dosvox, na perspectiva de aproximar a padronização do Braille no Brasil e incremento de sua produção mediada por computador, às possibilidades educacionais para ensino de pessoas com deficiência visual através do computador.

Ainda de acordo com o Coordenador do Projeto, o grande motivador para esta aproximação é a urgência de se buscar formas de alavancar o desempenho dos estudantes com deficiência visual nas disciplinas envolvendo ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), como já vem ocorrendo, mesmo que de forma ainda incipiente, nos países do primeiro mundo. Sendo assim, é importante conhecer e participar dos últimos desenvolvimentos do sistema Dosvox, que teve recentemente incorporadas soluções muito efetivas para o ensino, a codificação e a leitura de matemática usando o computador por pessoas com deficiência visual. Essas soluções também permitem que a produção de braile matemático pelo computador se torne algo trivial, que pode ser produzida por professores com pouca especialização, sendo os resultados desta produção passíveis de impressão em papel na notação matemática convencional quanto na impressão em braile.

Para mais informações e inscrição no evento acesse o site http://intervox.nce.ufrj.br/encontro2022/