Joomla Template by Joomlaplates.com

InstagramFacebookTwitterYoutubeWikipedia

Logomarca do NCE

Ensino

EaD

O objetivo do Instituto Tércio Pacitti é proporcionar o compartilhamento de conhecimento em EaD, fundado em mais de 30 anos de experiência em planejamento, produção e aplicação de cursos na modalidade a distância.

Visamos fomentar um ensino colaborativo com base em:

  • Aprendizagem ativa e investigativa;
  • Professor orientador e mediação ativa;
  • Co-criação: discussão e construção de conhecimento;
  • Avaliação: somativa, continuada, formativa e realizada colaborativamente

O NCE visa também fomentar a disseminação do conhecimento e de boas práticas em EaD, oferece cursos auto-instrucionais como, por exemplo os guias do aluno, do docente, do usuário externo. Além disso, presta serviço de consultoria e suporte a docentes interessados em disponibilizar cursos a distância.

Infraestrutura

O NCE possui infraestrutura de Ambiente Virtual de Aprendizagem, que atende uma parte da comunidade acadêmica da UFRJ, a saber:

  • Servidor de Aplicação: Moodle; 04 Cores, 06 GB RAM, 610 GB de disco em uso.
  • Servidor de Banco de Dados: PostgreSQL; 04 Cores, 6 GB RAM, 700 GB de disco em uso.
  • Servidor de Aplicação: Moodle e MySQL; 64GB RAM, 03TB RAID 0+1.
  • Servidor de Webconferência: 08 Cores, 16 GB RAM, 40 GB de disco em uso.

O corpo técnico utiliza ainda um conjunto de aplicações para apoiar o ensino remoto nas aulas de graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, tais como Google Drive, Classroom e Meet; Telegram e Whatsapp, email, Webex, Zoom, Microsoft Teams e SharePoint; e Sistema RNP.


Além dessas aplicações o NCE possui a Plataforma ActivUFRJ. Este ambiente colaborativo foi oficializado pela UFRJ em 2010. Ele é usado para apoiar grupos acadêmicos e de servidores técnicos administrativos na Universidade. A Plataforma já apoiou diversos cursos totalizando, aproximadamente, 107.040 usuários.

Tabela – Projetos da Plataforma ActivUFRJ
IniciativaNívelPeríodoAlunosPlataforma
Tonomundo Extensão 2010-2011 1000 Tonomundo
Educopédia Extensão 2010-2011 100.000 Tonomundo-Educopédia
ActivUFRJ Extensão 2010-atual 3000 ActivUFRJ
Projeto Jeppeto Extensão 2011- 2013 200 ActivUFRJ-Jeppeto
Kwarwp Extensão 2010-atual 400 KWARWP
Games Inteligentes Graduação 2010-atual 1000 ActivUFRJ
Superpython Extensão 2013-atual 200 SUPERPYTHON
SuperPython-Mirin Extensão 2013-atual 100 SUPERPYTHON
Sistemas Educacionais Inteligentes Graduação 2014-atual 200 ActivUFRJ
LABASE Extensão 2015-atual 100 ActivUFRJ
Superpython Resgate Extensão 2016-atual 50 SUPERPYTHON
SuperPython - SuPyGirls Extensão 2017-atual 150 SuPyGirls
Fonoaudiologia Computacional Graduação 2017-atual 40 SuPyGirls
Geringato Extensão 2016-atual 10 Arduino - Mindstorms
Corpos em Debate Graduação 2016 20 SUPERPYTHON
Vitollino Extensão 2016-atual 300 SUPERPYTHON - SuPyGirls
Circo Voador Python Extensão 2016-atual 100 SUPERPYTHON - SuPyGirls
Crimes e Códigos Graduação 2017 20 SUPERPYTHON - SuPyGirls
Estruturas Internas Cognitivas Aprendentes Graduação 2017-atual 100 EICA
Jogos Fonocomp Graduação 2018-atual 20 SuPyGirls - EICA
Spekuloom Graduação 2019 30 Spekuloom
TOTAL 107.040

 

Equipe

O Instituto possui um corpo técnico especializado atuando como professores presencialmente e online na comunidade acadêmica, bem como atuando no âmbito do Consórcio CEDERJ (UFRJ, UFF, UERJ, UENF E UFRRJ) em diversos cursos área de Ciência da Computação e Matemática.

A Tabela a seguir apresenta algumas das iniciativas de projetos na modalidade a distância realizadas pelo NCE nos últimos anos.

IniciativaNívelPeríodoNúmero aproximado de alunosPlataforma
  1. Sistemas Operacionais II: Suporte à aula presencial

Graduação 2005-2 30 Moodle + Big Blue Button
  1. Sistemas Operacionais I: Suporte à aula presencial

Graduação 2006-1 60 Moodle + Big Blue Button
  1. Disciplina Redes I – Segurança da Informação – NEAMI/UFF

Lato Sensu
Semipresencial
2008 600 Moodle – NEAMI/UFF
  1. Disciplina de Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação: Desenvolvimento do Currículo e Aula
    (Curso de Formação de Oficiais do Exército Brasileiro em parceria com Universidade Castelo Branco)

Lato Sensu 2009 120 Portal Educacional do Exército Brasileiro
  1. Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (MEC)

Extensão 2009 450 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Portal Educacional com base no Moodle: Desenvolvimento e Suporte
    (Parceria com a Fundação Trompowsky e Exército Brasileiro)

Extensão 2009 60.000 Moodle
  1. Programa e-IS Expert

Lato Sensu
Semipresencial
2010 32 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Distribuição de Renda e Pobreza: Uma Abordagem Introdutória: Desenvolvimento e Desenho Instrucional

Extensão 2018-2020 500 Moodle e YouTube
  1. Redes de Computadores – Programa Nacional de Formação de Professores Online – Universidade Aberta do Brasil

Extensão 2010 10.000 Moodle

NEAMI/UFF

  1. Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (MEC)

Extensão 2011 365 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Pradime

Extensão 2011 50 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Implantação, configuração e Gestão de Portal Educacional na COPPEAD/UFRJ – Em cooperação com a Fundação Trompowsky

Extensão 2011/2012 NA Portal Educacional da Fundação Trompowsky
  1. Formação Continuada Mídias na Educação, parceria com o MEC

Lato Sensu 2012 392 Proinfo – MEC
  1. Programa e-IS Expert –pós-graduação Lato Sensu semipresencial

Lato Sensu
Semipresencial
2012 31 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Multiplicadores de Dosvox na Perspectiva da Educação Inclusiva

Extensão 2012 210 PII – Plataforma do NCE
  1. Projeto MBA Executivo do COPPEAD em parceria coordenação pedagógica junto ao NCE

Lato Sensu
Semipresencial
2012 300 Portal Educacional da Fundação Trompowsky
  1. Formação de Tutores: Desenho Instrucional (Capacitação de Oficiais do Exército Brasileiro. Parceria com DECEx/Exército Brasileiro)

Extensão 2012-2013 50 Portal Educacional do Exército Brasileiro
  1. Multiplicadores de Dosvox na Perspectiva da Educação Inclusiva

Extensão 2013 215 Plataforma Interativa para Internet (Pii) - Ferramenta criada no NCE
  1. Formação Continuada de Professores em Educação Especial - utilização, operação e aplicação pedagógica de softwares de Tecnologia Assistiva, parceria com o MEC

Extensão 2013 413 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Programa Nacional de Tecnologia Educacional - Aluno Integrado, UFRJ –MEC

Extensão 2013 2.128 Plataforma Proinfo - MEC
  1. Programa e-IS Expert –pós-graduação Lato Sensu semipresencial

Lato Sensu
Semipresencial
2014 19 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Programa Nacional de Tecnologia Educacional - Aluno Integrado, UFRJ –MEC

Extensão 2014 1.008 Plataforma Proinfo - MEC
  1. Braille para Professores: uma abordagem prática com tecnologia

Extensão 2014 1069 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Uso Pedagógico dos Recursos de Tecnologia Assistiva, parceria com o MEC

Extensão 2014-2015 422 Ambiente Virtual de Aprendizagem, MOODLE
  1. Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (MEC)

Extensão 2015 267 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Braille Básico - Uma abordagem prática com o uso de Tecnologias Assistivas

Extensão 2015-2016 1.449 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Cursos para Mulheres em Risco e Diversidade: Desenvolvimento de materiais didáticos pedagógicos e conteúdo. (Plano Nacional de Segurança Pública – Ministério da Justiça e Segurança Pública)

Extensão 2016 500 (previsão) SharePoint, ClassRoom, Moodle
  1. Cursos para reinserção de egressos do sistema penitenciário: Desenvolvimento de materiais didáticos pedagógicos e conteúdo. (Plano Nacional de Segurança Pública – Ministério da Justiça e Segurança Pública)

Extensão 2016 2.000(previsão) SharePoint, ClassRoom, Moodle, BlackBoard
  1. Formação de Tutores - Arquivo Nacional: Conteúdo de disciplina e Desenho Instrucional do curso. (Interrompido)

Extensão 2016 100 (previsão) Moodle
  1. Multiplicadores de Dosvox na Perspectiva da Educação Inclusiva

Extensão 2016 223 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Introdução à tecnologia inclusiva com ênfase em deficiência visual

Extensão 2016 215 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado para o estudante com deficiência visual

Extensão 2016-2017 460 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Tecnologia Inclusiva com ênfase em Deficiência Visual

Extensão 2017-2018 616 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Tecnologia Assistiva Conceitos e Aplicações, parceria CECIERJ

Extensão 2017-2018 324 Moodle do CECIERJ
  1. Educação em TEA (transtorno do espectro autista) Conceitos Básicos

Extensão 2018 251 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Libras para todos: processos linguístico-cognitivos em sinais

Extensão 2018.1 114 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Libras para todos: processos linguístico-cognitivos em sinais

Extensão 2018.2 231 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Conhecendo o Dosvox: conceitos de tecnologia inclusiva com ênfase em deficiência visual

Extensão 2018

 

325 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado para o estudante com deficiência visual

Extensão 2018-2019 453 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Musicografia Braille para CPLP - Módulo avançado

Extensão 2018.2 48 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Curso Braille Avançado - Uma abordagem prática com o uso de Tecnologias Assistivas

Extensão 2019 802 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Musibraille_2 - Musicografia Braille e Educação Musical Inclusiva na CPLP - 2ª Edição

Extensão 2019 104 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Arte e Superação da Deficiência: Desafios e perspectivas

Extensão 2019 216 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Administração e Gestão Pública - uma nova perspectiva prática do PMBOK

Extensão 2019 85 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Educação em TEA (transtorno do espectro autista) - Conceitos Básicos

Extensão 2019.1 326 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Libras para todos: processos linguístico-cognitivos em sinais

Extensão 2019.1 186 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Educação em TEA (transtorno do espectro autista) - Conceitos Básicos

Extensão 2019.2 315 Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle
  1. Tecnologia Assistiva para Estudantes com deficiência

Extensão 2019 362 Moodle do CECIERJ
  1. Educação em TEA (transtorno do espectro autista) - Conceitos Básicos

Extensão 2020.1 330 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Libras para todos: processos linguístico-cognitivos em sinais

Extensão 2020.1 208 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Musicografia Braille para CPLP - Módulo Avançado

Extensão 2019 37 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Libras para todos: processos linguístico-cognitivos em sinais

Extensão 2020 208 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Tecnologias para pessoas com deficiências - Conceitos e Aplicações

Extensão 2020.1 414 Moodle do CECIERJ
TOTAL

89.665

Especialização

Há muitos anos o NCE mantém um portfólio de cursos de pós-graduação lato sensu. No momento, não há turmas previstas para os cursos, mas eles podem ser oferecidos sob demanda. Os últimos cursos oferecidos foram:


Gerência de Segurança da Informação (Programa MSI)

Gerência de Redes de Computadores e Tecnologia Internet (Programa MOT-CN)

Gerência e Desenvolvimento de Sistemas de Informação baseados na Internet (Programa IS Expert)

Academia CISCO

Mestrado e Doutorado

O Instituto Tércio Pacitti participa de dois programas de pós-graduação stricto sensu, o Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) e o Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE).

PPGI

Desde suas origens, ainda como órgão suplementar da UFRJ, o NCE manteve estreito vínculo com o ensino de pós-graduação. Seus técnicos especialistas sempre contribuíram com a difusão de conhecimentos em Computação lecionando disciplinas de forma colaborativa no Programa de Engenharia de Sistemas da Coppe e orientando teses e dissertações de alunos, muitos dos quais integravam as equipes dos projetos de pesquisa e desenvolvimento do NCE.
No ano de 1997, o NCE e o Instituto de Matemática, em um esforço conjunto, criaram o Programa de Pós-Graduação em Informática, o PPGI, onde os técnicos do NCE continuaram atuando tanto no corpo docente como na coordenação do Programa.
Hoje, em função das normas vigentes, por não serem da carreira do magistério, os especialistas do NCE atuam no Programa como participantes externos.

 

 

HCTE

Em 2014 o NCE passou a integrar a Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE), Programa interdisciplinar e inter-unidades constituído por quatro institutos da UFRJ:

  • Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE)
  • Instituto de Química (IQ)
  • Instituto de Matemática (IM)
  • Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE)

Com vocação transdisciplinar, o HCTE é o primeiro programa na UFRJ a unir professores e estudantes de diferentes origens acadêmicas, reunindo ciências, literatura, artes, filosofias, criando um diálogo entre ciências e suas humanidades.

Equipe

O Instituto possui um corpo técnico especializado atuando como professores presencialmente e online na comunidade acadêmica, bem como atuando no âmbito do Consórcio CEDERJ (UFRJ, UFF, UERJ, UENF E UFRRJ) em diversos cursos área de Ciência da Computação e Matemática.

A Tabela a seguir apresenta algumas das iniciativas de projetos na modalidade a distância realizadas pelo NCE nos últimos anos.

IniciativaNívelPeríodoNúmero aproximado de alunosPlataforma
  1. Sistemas Operacionais II: Suporte à aula presencial

Graduação 2005-2 30 Moodle + Big Blue Button
  1. Sistemas Operacionais I: Suporte à aula presencial

Graduação 2006-1 60 Moodle + Big Blue Button
  1. Disciplina Redes I – Segurança da Informação – NEAMI/UFF

Lato Sensu
Semipresencial
2008 600 Moodle – NEAMI/UFF
  1. Disciplina de Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação: Desenvolvimento do Currículo e Aula
    (Curso de Formação de Oficiais do Exército Brasileiro em parceria com Universidade Castelo Branco)

Lato Sensu 2009 120 Portal Educacional do Exército Brasileiro
  1. Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (MEC)

Extensão 2009 450 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Portal Educacional com base no Moodle: Desenvolvimento e Suporte
    (Parceria com a Fundação Trompowsky e Exército Brasileiro)

Extensão 2009 60.000 Moodle
  1. Programa e-IS Expert

Lato Sensu
Semipresencial
2010 32 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Distribuição de Renda e Pobreza: Uma Abordagem Introdutória: Desenvolvimento e Desenho Instrucional

Extensão 2018-2020 500 Moodle e YouTube
  1. Redes de Computadores – Programa Nacional de Formação de Professores Online – Universidade Aberta do Brasil

Extensão 2010 10.000 Moodle

NEAMI/UFF

  1. Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (MEC)

Extensão 2011 365 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Pradime

Extensão 2011 50 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Implantação, configuração e Gestão de Portal Educacional na COPPEAD/UFRJ – Em cooperação com a Fundação Trompowsky

Extensão 2011/2012 NA Portal Educacional da Fundação Trompowsky
  1. Formação Continuada Mídias na Educação, parceria com o MEC

Lato Sensu 2012 392 Proinfo – MEC
  1. Programa e-IS Expert –pós-graduação Lato Sensu semipresencial

Lato Sensu
Semipresencial
2012 31 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Multiplicadores de Dosvox na Perspectiva da Educação Inclusiva

Extensão 2012 210 PII – Plataforma do NCE
  1. Projeto MBA Executivo do COPPEAD em parceria coordenação pedagógica junto ao NCE

Lato Sensu
Semipresencial
2012 300 Portal Educacional da Fundação Trompowsky
  1. Formação de Tutores: Desenho Instrucional (Capacitação de Oficiais do Exército Brasileiro. Parceria com DECEx/Exército Brasileiro)

Extensão 2012-2013 50 Portal Educacional do Exército Brasileiro
  1. Multiplicadores de Dosvox na Perspectiva da Educação Inclusiva

Extensão 2013 215 Plataforma Interativa para Internet (Pii) - Ferramenta criada no NCE
  1. Formação Continuada de Professores em Educação Especial - utilização, operação e aplicação pedagógica de softwares de Tecnologia Assistiva, parceria com o MEC

Extensão 2013 413 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Programa Nacional de Tecnologia Educacional - Aluno Integrado, UFRJ –MEC

Extensão 2013 2.128 Plataforma Proinfo - MEC
  1. Programa e-IS Expert –pós-graduação Lato Sensu semipresencial

Lato Sensu
Semipresencial
2014 19 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Programa Nacional de Tecnologia Educacional - Aluno Integrado, UFRJ –MEC

Extensão 2014 1.008 Plataforma Proinfo - MEC
  1. Braille para Professores: uma abordagem prática com tecnologia

Extensão 2014 1069 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Uso Pedagógico dos Recursos de Tecnologia Assistiva, parceria com o MEC

Extensão 2014-2015 422 Ambiente Virtual de Aprendizagem, MOODLE
  1. Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (MEC)

Extensão 2015 267 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Braille Básico - Uma abordagem prática com o uso de Tecnologias Assistivas

Extensão 2015-2016 1.449 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Cursos para Mulheres em Risco e Diversidade: Desenvolvimento de materiais didáticos pedagógicos e conteúdo. (Plano Nacional de Segurança Pública – Ministério da Justiça e Segurança Pública)

Extensão 2016 500 (previsão) SharePoint, ClassRoom, Moodle
  1. Cursos para reinserção de egressos do sistema penitenciário: Desenvolvimento de materiais didáticos pedagógicos e conteúdo. (Plano Nacional de Segurança Pública – Ministério da Justiça e Segurança Pública)

Extensão 2016 2.000(previsão) SharePoint, ClassRoom, Moodle, BlackBoard
  1. Formação de Tutores - Arquivo Nacional: Conteúdo de disciplina e Desenho Instrucional do curso. (Interrompido)

Extensão 2016 100 (previsão) Moodle
  1. Multiplicadores de Dosvox na Perspectiva da Educação Inclusiva

Extensão 2016 223 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Introdução à tecnologia inclusiva com ênfase em deficiência visual

Extensão 2016 215 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado para o estudante com deficiência visual

Extensão 2016-2017 460 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Tecnologia Inclusiva com ênfase em Deficiência Visual

Extensão 2017-2018 616 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Tecnologia Assistiva Conceitos e Aplicações, parceria CECIERJ

Extensão 2017-2018 324 Moodle do CECIERJ
  1. Educação em TEA (transtorno do espectro autista) Conceitos Básicos

Extensão 2018 251 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Libras para todos: processos linguístico-cognitivos em sinais

Extensão 2018.1 114 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Libras para todos: processos linguístico-cognitivos em sinais

Extensão 2018.2 231 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Conhecendo o Dosvox: conceitos de tecnologia inclusiva com ênfase em deficiência visual

Extensão 2018

 

325 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado para o estudante com deficiência visual

Extensão 2018-2019 453 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Musicografia Braille para CPLP - Módulo avançado

Extensão 2018.2 48 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Curso Braille Avançado - Uma abordagem prática com o uso de Tecnologias Assistivas

Extensão 2019 802 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Musibraille_2 - Musicografia Braille e Educação Musical Inclusiva na CPLP - 2ª Edição

Extensão 2019 104 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Arte e Superação da Deficiência: Desafios e perspectivas

Extensão 2019 216 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Administração e Gestão Pública - uma nova perspectiva prática do PMBOK

Extensão 2019 85 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Educação em TEA (transtorno do espectro autista) - Conceitos Básicos

Extensão 2019.1 326 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Libras para todos: processos linguístico-cognitivos em sinais

Extensão 2019.1 186 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Educação em TEA (transtorno do espectro autista) - Conceitos Básicos

Extensão 2019.2 315 Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle
  1. Tecnologia Assistiva para Estudantes com deficiência

Extensão 2019 362 Moodle do CECIERJ
  1. Educação em TEA (transtorno do espectro autista) - Conceitos Básicos

Extensão 2020.1 330 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Libras para todos: processos linguístico-cognitivos em sinais

Extensão 2020.1 208 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Musicografia Braille para CPLP - Módulo Avançado

Extensão 2019 37 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Libras para todos: processos linguístico-cognitivos em sinais

Extensão 2020 208 Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
  1. Tecnologias para pessoas com deficiências - Conceitos e Aplicações

Extensão 2020.1 414 Moodle do CECIERJ
TOTAL

89.665

Graduação

O Instituto Tércio Pacitti vem estudando a criação de um curso de graduação próprio. No momento, possui 25 disciplinas de graduação, oferecidas principalmente para os cursos de Ciência da Computação, Engenharias e Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra. Conheça as disciplinas e seus códigos na tabela a seguir.

CódigoNome da disciplina
NCG 001 Games Inteligentes
NCG 002 Introdução a Programação I
NCG 003 Gestão de Equipes em Projetos de Tec. da Informação
NCG 004 Tecnologia da Informação Aplicada à Educação
NCG 005 Redes sem Fio
NCG 006 Games Inteligentes II
NCG007 Introdução a redes
(Eng. Eletrônica e de Computação) -
(Eng.de Computação e Informação) -
(BCMT) -
NCG 008 Conc.Fund. de Roteamento e Switching
NCG 009 Introdução a switching e roteamento
NCG 010 Conectando Redes
NCG 011 Mapas ( Acessando a mente e o espaço )
NCG 012 Mineração de Dados
NCG 013 Redes Neurais sem Peso
NCG 016 Computação e Finanças
NCG 017 Empreendedorismo, Tecnologia e Ciência
NCG 020 Segurança
NCG 021 Introdução a
Programação II
NCG 022 Introdução a Gestão Estratégica de TI
NGC 023 História das Ciências
NCG 024 Internet das Coisas
NCG 025 Estética Computacional
NCG 026 Metodologia de Pesquisa para Trabalho Científico
NCG 028 Conceitos de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade
NCG 033 Inovações Tec.em Informática Aplicada
NCG 028 Conceitos de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade
NCG 033 Inovações Tec.em Informática Aplicada
NCG 035 Pesquisa Qualitativa Aplicada
NCG 036 Subjetividade, Propósito e Inovação
NCG 052 Mestrado: caminhos
NCG 053 Escuta, curiosidade e amor

Mais Artigos...