COMO A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONTRIBUI PARA REDUZIR OS EFEITOS DOS DESASTRES SOCIAIS
Marcos Borges, professor emérito da UFRJ, irá proferir palestra no próximo dia 23 de outubro falando sobre “Como a Tecnologia da Informação Contribui para Reduzir os Efeitos dos Desastres Naturais”.
Os desastres têm se tornado cada vez mais frequentes, causando perdas humanas, materiais e ambientais sem precedentes na história recente da humanidade. Embora alguns desastres ainda não possam ser evitados, a maioria tem origem em ações humanas — conscientes ou não — e pode ser prevenida ou ter seus impactos reduzidos por meio de medidas adequadas. Os impactos mais evidentes dos desastres costumam receber destaque na mídia, que os apresenta principalmente em números de vidas perdidas, prejuízos econômicos e extensão das áreas afetadas.
Nesta palestra, o pesquisador vai mostrar como a tecnologia da informação pode contribuir para a identificação, mitigação e a redução dos impactos dos desastres sociais, auxiliando o governo e a sociedade em geral na sua gestão.
Marcos Borges é Professor Emérito do Instituto de Computação da UFRJ, analista de sistemas e pesquisador aposentado do NCE. Desde 2002, passou a se dedicar ao estudo e desenvolvimento de soluções para apoio à gestão de desastres, com dezenas de trabalhos publicados sobre o tema. Em 2016, foi eleito membro do Conselho da ISCRAM (Information Systems for Crisis Response and Management Association), atuando como Vice-Presidente e Presidente entre 2017 e 2019. Atualmente, integra o Grupo de Trabalho 5.15 da IFIP, que aborda o uso de Tecnologias da Informação na Redução de Riscos de Desastres.
A palestra acontecerá às 10h, no Auditório Maria Irene Mello do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE/UFRJ), localizado no Prédio do CCMN.



