Joomla Template by Joomlaplates.com

InstagramFacebookTwitterYoutubeWikipedia

Logomarca do NCE

Cátedra de Inteligência Artificial Antonia Jones

A professora Priscila Machado Vieira Lima, docente do Instituto Tércio Pacitti,foi selecionada para a Cátedra de Inteligência Artificial do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ.

O CBAE/UFRJ lançou ano passado edital para o Programa de Cátedras 2021, que contemplava três temas, dentre eles, Inteligência Artificial. No contexto da Cátedra em IA, serão discutidas as fronteiras da área através de seminários e debates. Os seminários serão organizados em 4 módulos: (1) Desmistificação de IA; (2) IA centrada nos humanos; (3) Arquiteturas de computadores para IA e (4) IA na indústria e na sociedade.

A patrona da cátedra proposta pela professora Priscila é a Professora Antonia Jones, falecida em 2010. Ela, juntamente com o Professor Keith L. Clark, foi sua orientadora de doutorado no Imperial College London.

Antonia J. Jones foi uma mulher extraordinária, nunca limitada pelas dificuldades que a vida lhe impôs. Na infância contraiu poliomielite pouco antes de a vacina ter sido adotada e quase morreu. Após sua recuperação, precisou ser educada por um tempo em casa porque a escola não estava preparada para receber deficientes físicos. Sua carreira é apenas uma das demonstrações de seu espírito aguerrido e inovador. Graduou-se pela Reading University, UK, com distinção em Matemática e Física e doutorou-se em Teoria dos Números na University of Cambridge. Atuou na University of Nottingham; no Institute for Advanced Study Princeton, na Colorado University; no Royal Holloway College, na University of London; na Illinois State University; na Brunel University, no Imperial College, na New Mexico State University e tornou-se Professora Emérita of Neural and Evolutionary Computing na School of Computer Science, Cardiff University, Wales. Começando a carreira em Matemática Pura, interessou-se progressivamente por Computação, em especial por aprendizado de máquina, computação neural e algoritmos genéticos massivamente paralelos. Dentre suas cooperações com o Brasil, destacamos sua visita à COPPE nos anos 90, sua cooperação com o Laboratório de Inteligência Computacional, São Carlos-USP e sua participação como keynote speaker no Simpósio Brasileiro de Redes Neurais (SBRN) do ano 2000.