CHAMADA DE TRABALHOS - SBSC 2023

SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS 2023

CHAMADA DE TRABALHOS

O Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC), promovido anualmente pela Comissão Especial de Sistemas Colaborativos da Sociedade Brasileira de Computação (CESC/SBC), está com inscrições abertas até 13/01/2023 para submissão de trabalhos.

O SBSC visa agregar pesquisadores, estudantes e profissionais do Brasil e do exterior, com interesse em temas relacionados a tecnologias colaborativas. O evento promove discussões que envolvam, sob várias perspectivas, o desenvolvimento e a avaliação de tecnologias colaborativas, a investigação de como a colaboração mediada pelas diferentes tecnologias ocorre na prática, e a aplicação dessas tecnologias em diversos domínios. Alguns exemplos atuais dessas tecnologias incluem: Redes Sociais, Editores Cooperativos, Ambientes de Desenvolvimento Distribuído de Software, Wikis, Sistemas de Compartilhamento de Arquivos, Sistemas de Gestão de Conhecimento, Mundos Virtuais e Ferramentas de Comunicação.

Com a popularização de mecanismos de colaboração via Web e popularização da internet, cresce ainda mais a importância de estudos teóricos e empíricos, envolvendo aspectos sociais e técnicos, sobre técnicas, tecnologias e modelos relevantes para o desenvolvimento, o uso e os impactos de tecnologias colaborativas em organizações, comunidades e na sociedade.

Além disso, a discussão sobre tecnologias colaborativas é multidisciplinar e pode se valer da contribuição de diversas subáreas da Computação, tais como Engenharia de Software, Banco de Dados, Inteligência Artificial, Sistemas de Informação, Computação Gráfica, Interação Humano-Computador, Sistemas Multimídia, Sistemas Distribuídos etc. Subáreas da Sociologia, Antropologia, Psicologia, Educação, Linguística etc. também podem ampliar as discussões de questões não técnicas da Computação.

O SBSC 2023 se realizará no Rio de Janeiro, de 22 a 24/05/2023. Em paralelo, acontecerá também o International Conference on Computer Supported Cooperative Work in Design, o CSCWD 2023. Na coordenação geral dos eventos estão Angélica Dias, Claudia Motta e Daniel Schneider (NCE/UFRJ), Juliana França e Adriana Vivacqua (IC/UFRJ).

Mais informações em sbsc.sbc.org.br/2023 e 2023.cscwd.org.