Retorno de Toda a Comunidade

A equipe do Instituto Tércio Pacitti responsável pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA @ UFRJ, composta por Ricardo Caiado, Alexandre Bento, Mônica Ribeiro, Claudia Simone e Rodrigo Madureira, pesquisa regularmente novas funcionalidades que possam agregar valor ao uso do sistema. Nos últimos dias, a equipe acrescentou mais uma opção de atividade avaliativa: Questionário Adaptativo. Recentemente, este tipo de questionário passou por uma atualização que o tornou compatível com o AVA.
A atividade "Questionário Adaptativo" permite que um professor crie avaliações que medem com eficiência as habilidades dos alunos. Os questionários adaptativos são compostos por questões selecionadas do Banco de Questões que são marcadas, através de uma "tag", com uma pontuação de sua dificuldade. As questões são escolhidas para corresponder ao nível de habilidade estimado do aluno. Se o aluno obtiver sucesso em uma questão, uma questão mais desafiadora é apresentada a seguir. Se o aluno responder a uma pergunta incorretamente, uma questão menos desafiadora é apresentada a seguir. Essa técnica se desenvolverá em uma sequência de questões convergindo para o nível de habilidade efetiva do aluno. O questionário é interrompido quando a habilidade do aluno é determinada com a precisão necessária.
Para maiores informações acesse "https://moodle.org/plugins/mod_adaptivequiz"
Observações importantes:
Dúvidas a respeito da nova funcionalidade devem ser encaminhadas ao Suporte AVA Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
O Laboratório de Pesquisa e Aplicações de Tecnologias Emergentes e Inovação (LabEdge) do Instituto Tércio Pacitti (NCE/UFRJ) está com inscrições abertas para o curso online gratuito Blockchain, Crypto, NFT e Web3/Web 3.0.
Serão 4 webinars de 2h cada, conforme a programação:
Para suprir alta procura pelos cursos, os organizadores prorrogaram as inscrições até o dia 18/03.
Seguem as novas datas de realização:
A comunidade acadêmica da UFRJ terá prioridade na inscrição, mas o curso é aberto aos interessados, até o limite de vagas.
Para inscrever-se, acesse https://forms.gle/sjxYHwMCyttJ5rAt6 .
Luiz Felipe Ribeiro, gerente do LabEdge/NCE, é o coordenador do curso e conta com o apoio técnico de Marcelo Eiras, também do LabEdge.
Estão abertas as inscrições para o curso a distância Educação em TEA (Transtorno do Espectro Autista), destinado aos profissionais das três esferas públicas (municipal, estadual e federal).
O curso aborda conceitos básicos sobre o TEA e visa capacitar servidores públicos envolvidos no atendimento de indivíduos com diagnóstico do espectro do autismo. Considerando o aumento significativo de indivíduos diagnosticados com o TEA é fundamental, a partir da capacitação, instrumentalizar esses servidores sobre os diferentes níveis de autismo, suas características, atendimento e práticas adequadas, a fim de promover a cidadania desses indivíduos, conforme visam as políticas educacionais de ensino.
Coordenado por Mônica Ferreira, o curso é oferecido pelo Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE/UFRJ) e faz parte do catálogo oferecido pela Pró-Reitoria de Extensão (PR-5/UFRJ).
As inscrições estão abertas de 1 a 28/02/2022.
Início previsto para março/2022, carga horária total de 120 horas.
Mais informações: https://forms.gle/xEPfTjvu8MBt3tQF7
Nosso Instagram: @inclusive.tea
Suporte AVA: Cláudia Simone Gonçalves
O Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC), promovido anualmente pela Comissão Especial de Sistemas Colaborativos da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), visa agregar pesquisadores, estudantes e profissionais do Brasil e do exterior, com interesse em temas relacionados a tecnologias colaborativas.
Seu objetivo central é promover discussões que envolvam, sob várias perspectivas, o desenvolvimento e a avaliação de tecnologias colaborativas, a investigação de como a colaboração mediada pelas diferentes tecnologias ocorre na prática e a aplicação dessas tecnologias em diversos domínios. Redes Sociais, Editores Cooperativos, Ambientes de Desenvolvimento Distribuído de Software, Wikis, Sistemas de Compartilhamento de Arquivos, Sistemas de Gestão de Conhecimento, Mundos Virtuais e Ferramentas de Comunicação são alguns exemplos atuais dessas tecnologias.
Com a popularização de mecanismos de colaboração via Web, cresce ainda mais a importância de estudos teóricos e empíricos, envolvendo aspectos sociais e técnicos, sobre técnicas, tecnologias e modelos relevantes para o desenvolvimento, o uso e os impactos de tecnologias colaborativas em organizações, comunidades e na sociedade.
A discussão sobre tecnologias colaborativas é multidisciplinar e pode se valer da contribuição de diversas subáreas da Computação, tais como Engenharia de Software, Banco de Dados, Inteligência Artificial, Sistemas de Informação, Computação Gráfica, Interação Humano-Computador, Sistemas Multimídia, Sistemas Distribuídos etc. Além disso, subáreas da Sociologia, Antropologia, Psicologia, Educação, Linguística, dentre outras, podem ampliar as discussões de questões não técnicas da Computação.
Em 2022, o evento acontecerá em formato virtual no período de 25 a 29 de abril, sob a coordenação geral de Angélica Dias (UFRJ), Melise Paula (UNIFEI) e Vaninha Vieira (UFBA). Mais informações sobre o Simpósio podem ser obtidas em http://www.sbsc2022.nce.ufrj.br/ .