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Já estão abertas as inscrições para o Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos de 2022. No primeiro lote temos inscrições a partir de R$ 25,00 e quem se inscrever até 27/03 ainda leva um kit do participante! As inscrições serão realizadas através do sistema ECOS da SBC: acesse http://www.sbsc2022.nce.ufrj.br/inscricoes/ e saiba mais!
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A equipe do Instituto Tércio Pacitti responsável pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA @ UFRJ, composta por Ricardo Caiado, Alexandre Bento, Mônica Ribeiro, Claudia Simone e Rodrigo Madureira, pesquisa regularmente novas funcionalidades que possam agregar valor ao uso do sistema. Nos últimos dias, a equipe acrescentou mais uma opção de atividade avaliativa: Questionário Adaptativo. Recentemente, este tipo de questionário passou por uma atualização que o tornou compatível com o AVA.
A atividade "Questionário Adaptativo" permite que um professor crie avaliações que medem com eficiência as habilidades dos alunos. Os questionários adaptativos são compostos por questões selecionadas do Banco de Questões que são marcadas, através de uma "tag", com uma pontuação de sua dificuldade. As questões são escolhidas para corresponder ao nível de habilidade estimado do aluno. Se o aluno obtiver sucesso em uma questão, uma questão mais desafiadora é apresentada a seguir. Se o aluno responder a uma pergunta incorretamente, uma questão menos desafiadora é apresentada a seguir. Essa técnica se desenvolverá em uma sequência de questões convergindo para o nível de habilidade efetiva do aluno. O questionário é interrompido quando a habilidade do aluno é determinada com a precisão necessária.
Todas as questões que forem utilizadas em um Questionário Adaptativo deverão possuir uma "tag"no formato "adpq_n", onde "n" varia de "1" a "999". Por exemplo, "adpq_1", "adpq_5", "adpq_18", "adpq_55", "adpq_268", etc.
Caso alguma questão selecionada para fazer parte de um Questionário Adaptativo não possuir uma "tag" com a sintaxe correta aparecerá uma mensagem de erro.
Quanto mais baixo o valor de "adpq_n" o algoritmo entende como uma questão de menor complexidade. Quanto mais alto o valor de "adpq_n" o algoritmo entende como uma questão de maior complexidade.
As "tags" numeradas de "adpq_1" a "adpq_999" já foram criadas no ambiente virtual.
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O Laboratório de Pesquisa e Aplicações de Tecnologias Emergentes e Inovação (LabEdge) do Instituto Tércio Pacitti (NCE/UFRJ) está com inscrições abertas para o curso online gratuito Blockchain, Crypto, NFT e Web3/Web 3.0.
Serão 4 webinars de 2h cada, conforme a programação:
Para suprir alta procura pelos cursos, os organizadores prorrogaram as inscrições até o dia 18/03.
Seguem as novas datas de realização:
28/03 - 18h – Blockchain
30/03 - 18h - Criptoativos, DeFi e Contratos Inteligentes
04/04 - 18h – NFT
06/04 - 18h - Web3, Web 3.0, narrativas e tendências
A comunidade acadêmica da UFRJ terá prioridade na inscrição, mas o curso é aberto aos interessados, até o limite de vagas.
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Estão abertas as inscrições para o curso a distância Educação em TEA (Transtorno do Espectro Autista), destinado aos profissionais das três esferas públicas (municipal, estadual e federal).
O curso aborda conceitos básicos sobre o TEA e visa capacitar servidores públicos envolvidos no atendimento de indivíduos com diagnóstico do espectro do autismo. Considerando o aumento significativo de indivíduos diagnosticados com o TEA é fundamental, a partir da capacitação, instrumentalizar esses servidores sobre os diferentes níveis de autismo, suas características, atendimento e práticas adequadas, a fim de promover a cidadania desses indivíduos, conforme visam as políticas educacionais de ensino.
Coordenado por Mônica Ferreira, o curso é oferecido pelo Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE/UFRJ) e faz parte do catálogo oferecido pela Pró-Reitoria de Extensão (PR-5/UFRJ).
As inscrições estão abertas de 1 a 28/02/2022.
Início previsto para março/2022, carga horária total de 120 horas.