Escrito por Ana Lúcia Rodrigues em . Postado em Notícias
O projeto de extensão Super Games Mirim, sob coordenação da docente do NCE, professora Carla Verônica Marques, trabalha há 4 anos com crianças e jovens com altas habilidades. Eles são estudantes de 7 a 21 anos de escolas públicas do Rio de Janeiro que vivem em situação de risco social. Junto com alunos de graduação e pós-graduação da UFRJ reunidos em outro projeto de extensão – Games Inteligentes – o grupo desenvolve tecnologias assistivas na forma de games para auxiliar a aprendizagem de crianças com deficiência.
A parceria com a Universidade Federal do Sul da Rússia, firmada recentemente, oportunizou a participação dos alunos e pesquisadores vinculados aos dois projetos no hackathon internacional CyberGarden. Juntos, os dois grupos desenvolvem games digitais e jogos Inteligentes com tecnologias integradas, em especial IoT, com o objetivo de criar cibernéticas da aprendizagem como próteses cognitivo-linguísticas. Através da parceria com a universidade russa, apoiada pela União Europeia, o game “Roda da Linguagem” será aplicado em Angola e Moçambique, países africanos de língua Portuguesa que possuem alto índice de analfabetismo de crianças. A partir desta prova de conceito, o grupo de pesquisadores espera provar que os jogos inteligentes podem contribuir para uma mudança de paradigma na educação.
No último dia 26 de junho, a Band TV fez uma reportagem onde apresenta o trabalho da professora Carla Verônica, coordenadora do Laboratório de Games Inteligentes (LAGINT/NCE/UFRJ/MCTI). O LAGINT tem a chancela da Sociedade Brasileira de Computação.
Escrito por Ana Lúcia Rodrigues em . Postado em Notícias
A pesquisadora Angélica Fonseca da Silva Dias foi eleita Membro do Comitê Especial de Sistemas Colaborativos (CESC), da Sociedade Brasileira de Computação. O Comitê Gestor da CESC representa a comunidade de Sistemas Colaborativos dentro do conjunto dos Comitês Gestores no âmbito da SBC. http://comissoes.sbc.org.br/ce-sc/comite/
Entre os artigos aceitos no Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC 2021), que aconteceu em abril, dois são de sua coautoria:
Com a pesquisadora Claudia Lage Rebello da Motta, Angélica Dias foi convidada para a organização do Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC 2022), juntamente com as universidades UNIFEI, UFBA e UFAM.
On behalf of the Institute of Computer Technologies and Information Security, Southern Federal University, Russia we cordially invite students and professors of Federal University of Rio de Janeiro to join the XIV Hackathon CyberGarden held in Taganrog, Russia on May 28 to May 30, 2021.
We are excited to see UFRJ students join an international team of students working on a project Wheel of Language. UFRJ professors are welcome as mentors to help validate and refine ideas.
Hackathon event schedule is available from https://cybergarden.ru/ All times are Moscow time.
International team members will communicate online in English.
We value and share UFRJ's efforts on promoting Russia-Brazil cooperation within the BRICS and global academic community.
Escrito por Ana Lúcia Rodrigues em . Postado em Notícias
Foi lançado o primeiro número da revista em pdf Futura Intelligentia, uma publicação sobre Inteligência Artificial feita por estudantes e para estudantes.
A revista estudantil nasceu do entusiasmo e dedicação dos monitores e alunos da disciplina de graduação "Inteligência Artificial e Humanidades”, do NCE/UFRJ, ministrada por Letícia Galluzzi e Sidney de Castro Oliveira, e traz trabalhos qualificados pré-selecionados dos alunos; entrevistas com especialistas em IA feitas pelos estudantes e ensaios de qualidade dos alunos acerca dessa temática.
Os discentes são orientados pelos docentes responsáveis pela disciplina e pelos palestrantes convidados a falar sobre esta temática, da maior importância contemporânea dos pontos de vista tecnológico, econômico, social, cultural e humanístico. Os bacharelandos em Ciências Matemáticas e da Terra (BCMT/UFRJ) Gleibson do Nascimento Simões e Vinicius Cardoso são coeditores da publicação.
A Futura Intelligentia não é uma revista científica, mas um canal de expressão e formação para os alunos, e de positiva aprendizagem para todos os envolvidos.